Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER. O texto deve estar gravado em extensão RTF (Rich Text Format) ou em formato Microsoft Word. O preenchimento COMPLETO dos metadados (título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), última titulação, vínculo institucional, endereço postal, telefone e e-mail) É OBRIGATÓRIO, sem os quais o artigo NÃO SEGUIRÁ PARA AVALIAÇÃO.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As URLs para das referências devem ser informadas sempre que possível.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O preenchimento COMPLETO dos metadados de todos os autores é obrigatório, sem os quais o artigo não seguirá para avaliação. O cadastro no ORCID deve ser realizado e informado nos dados de perfil do autor na revista.
  • Todos os autores-doutores do artigo submetido comprometem-se automaticamente a atuar como avaliadores de outros artigos submetidos à revista nas respectivas áreas de domínio de conhecimento. Portanto, cada artigo DEVE ter ao menos um autor doutor.
  • Deve-se preencher a afaliação institucional de cada autor durante a submissão do artigo

Diretrizes para Autores

Os textos a serem publicados devem ser trabalhos originais e seguir as Normas para Publicação da Revista, baseadas nas Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520, 2023- em vigor); Informação e documentação Referências – Elaboração (NBR 6023, 2002, em vigor); Informação e Documentação - Resumo - Apresentação (A ABNT NBR 6028:2021) - Informação e Documentação - Artigo em publicação periódica científica - impressa (NBR 6022 -2003 em vigor) .

Os artigos serão submetidos ao conselho editorial da revista e aprovados para publicação.

A apresentação dos textos nas categorias: Artigos Opinativos, Trabalhos de Pesquisa e Estudos de Caso, devem seguir a respectiva política da seção.

O título, resumo e palavras-chave devem constar em português, inglês e espanhol.

Apresentação gráfica do texto: formato A4; Fonte Times New Roman (tamanho 14 para o título, tamanho 12 para o corpo do texto e para os títulos das seções e subseções, tamanho 10 para citações diretas, notas de rodapé, título e fonte das ilustrações); Espaçamento entre linhas 1,5; Margens superior e esquerda: 3 cm - margens inferior e direita: 2 cm; O texto deve ser justificado e as referências alinhadas à esquerda; Usar somente a cor preta como padrão; As páginas devem ser numeradas; Cada início de parágrafo deve ter um recuo de 1,25 cm e sem espaçamento entre parágrafos.

Os artigos deverão ter entre 21 mil a 28 mil caracteres, não excedendo vinte páginas.

A apresentação das Resenhas de Livros e Resenhas de Teses e Dissertações devem ter texto com dimensão variável entre três e cinco páginas (4.200 a 7.000 caracteres), contendo o registro e a crítica das obras, livros e teses, publicadas recentemente.

Notas, tabelas e ilustrações. As notas devem ser numeradas e colocadas no rodapé. As tabelas e demais ilustrações devem: ser encaminhadas no corpo do texto; ser numeradas, apresentar título e fonte, seguindo as normas de apresentação tabular do IBGE e as normas da ABNT.

A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do artigo e também no arquivo a partir da aba Arquivo no item "Propriedades" ou "Opções" do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, assegurando a Avaliação por Pares Cega.

Em média, os artigos submetidos são publicados em 20 semanas após a data de submissão.

Políticas de inclusão e diversidade

A Revista Brasileira de Sexualidade Humana tem um comprometimento especial com políticas de inclusão e diversidade, principalmente a sexual. Temos publicado uma série de artigos que abordam a realidade do público LGBTQIAP+, além dos que tratam sobre a equidade de gênero.

A equipe editorial é composta por pessoas de vários gêneros e orientações sexuais e afetivas, valorizando a diversidade e evitando assim que as avaliações sejam atravessadas por discriminação, intolerância, perseguição, exclusão e/ou qualquer ato embasado em noções preconceituosas.

Qualquer artigo que revele perspectivas homofóbicas, transfóbicas, machistas, sexistas e misóginas, será rejeitado.

Para que seja adotada uma linguagem inclusiva e diversa, listamos sugestões para a redação dos artigos. A não adoção das diretrizes não implicará em rejeição do manuscrito para avaliação, no entanto a linguagem não inclusiva poderá ser questionada pelos pareceristas.

Utilização de linguagem inclusiva

1. Embora o conteúdo publicado possa promover reflexões críticas sobre desigualdade de gênero, idade, raça, etnia, cultura, religião, orientação sexual e identidade de gênero, é fundamental não aludir que uma pessoa é superior a outra em razão das características acima citadas.

2. Deve-se evitar termos com conotações pejorativas e negativas, que possam reproduzir estereótipos derivados de desigualdades estruturais da sociedade.

3. Sugere-se a adoção de terminologia inclusiva de gênero, preferindo-se a utilização de termos neutros (ex. o profissional de saúde em lugar do médico ou psicólogo; a pessoa em tratamento, em lugar do paciente) ou de ambos os gêneros gramaticais (ex. o/a terapeuta; a educadora e o educador).

3.1 Deve-se ponderar a utilização de ambos os gêneros gramaticais com a objetividade e a inteligibilidade do texto, visto que o uso excessivo de) tal opção pode eventualmente prejudicar a sua precisão.

3.2 Também é possível suprimir o gênero gramatical, quando desnecessária a identificação (por ex. especialistas afirmam, em lugar de “os” especialistas afirmam); ou utilizar termos coletivos (ex. o corpo docente, em lugar de os docentes; a comunidade científica, em lugar de os cientistas).

4. Padronizar o estilo de referência a autoras e autores, sempre usando sobrenome por extenso, seguido de iniciais. Ver em instrução aos autores.

Recomenda-se consulta ao Manual de Linguagem Inclusiva do Senado brasileiroFRANCO, Paki Venegas; CERVERA, Julia Pérez. Manual para o uso não sexista da linguagem e Manual de Comunicação LGBTI+.

Em inglês, ver: Orientações Elsevier e Manual da ONU.

Em espanhol, ver: Manual da ONU e Orientações da Universidad de Valencia.

Em pesquisas empíricas, recomenda-se atenção às orientações do ‘Sex and Gender Equity in Research – SAGER – guidelines’. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.