Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Concordar com as Políticas Editoriais e Diretrizes da RBSH, garantindo, ao mesmo tempo, que as informações e o conteúdo apresentados no artigo sejam originais e inéditos.
-
Comprometer que o texto do artigo esteja em conformidade com os padrões de estilo e requisitos bibliográficos especificados nas Diretrizes às pessoas autoras disponíveis na página oficial da RBSH.
- Remover a identificação de autoria no trabalho do artigo que será submetido, bem como de quaisquer informações relacionadas a comentários, nas propriedades do documento e dados pessoais no arquivo. Essa ação tem como objetivo eliminar qualquer vestígio da autoria, incluindo os nomes das pessoas que inseriram comentários. Para realizar essa ação, é necessário utilizar as opções disponíveis no software de edição de texto utilizado para criar o artigo, como o Microsoft Word, por exemplo. Essa medida é de extrema importância para garantir o critério de sigilo durante o processo de avaliação duplo-cego do artigo. Certifique-se de aplicar essa diretriz de forma consistente, independentemente do software de edição de texto utilizado na criação do documento.
- Preencher integralmente os metadados, conforme indicado na 'Etapa 3' referente à 'Submissão do Manuscrito' no Processo Editorial. Este preenchimento é obrigatório, e sem a conclusão desta etapa, o artigo não poderá ser submetido para avaliação. Em especial neste processo, é necessário fornecer informações de filiação e o identificador ORCID para todas as pessoas autoras do artigo (por exemplo: http://orcid.org/0000-0001-2345-6789). Caso as autorias não tenham uma conta no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), é necessário criar uma para cumprir com os requisitos de preenchimento dos metadados. O registro é gratuito e a RBSH não se responsabiliza por instruir as autorias do artigo submetido quanto ao cadastro na plataforma ORCID. Se os autores não possuem uma filiação institucional, devem indicar sua condição como 'Pesquisador (a) (e) Independente'.
- Padronizar o estilo de referência das autorias citadas ao longo do artigo, adotando o formato de sobrenome por extenso, seguido apenas pelas iniciais dos nomes.
- Disponibilizar as URLs (links das páginas da internet) que estejam ativos, atualizados e funcionando. Certifique que todos os endereços de páginas na Internet (URLs), bem como os DOIs (Digital Object Identifiers) mencionados, estão devidamente hiperlinkados e prontos para serem acessados com um único clique.
- Informar, quando aplicável ao artigo, a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, sem incluir o nome da instituição onde o Comitê está vinculado e o número CAAE (Certificado de Apresentação para Apreciação Ética). Essas informações serão incluídas após a aprovação final do artigo.
- Declarar todas as fontes de financiamento ou apoio, seja institucional ou privado, para a realização do(s) estudo(s) do artigo submetido, incluindo qualquer contribuição de fornecedores de materiais ou equipamentos. Se o estudo não foi financiado por recursos institucionais ou privados, as autorias devem afirmar que a pesquisa não recebeu financiamento. Além disso, é importante esclarecer qualquer potencial conflito de interesse, como interesses políticos ou financeiros relacionados a patentes, propriedade, fornecimento de materiais, insumos ou equipamentos usados no(s) estudo mencionado que foram provenientes dos fabricantes.
- Esclarecer que todas as pessoas envolvidas na elaboração do artigo submetido, incluindo todas as pessoas autoras e aquelas que contribuíram para a realização do(s) estudo(s) feito(s) para a produção do artigo estão cientes da submissão. Além disso, não se deve esquecer de mencionar os agradecimentos, que podem incluir instituições que possibilitaram de alguma forma a realização do(s) estudo(s) e/ou pessoas que colaboraram com o(s) estudo(s), mesmo que não preencham os critérios de coautoria (mais informações em: "Definindo o Papel dos Autores e Colaboradores" - https://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html)
- Compreender que a RBSH opera de maneira colaborativa e voluntária, visando proporcionar acesso livre e gratuito as informações sobre a sexualidade humana para todas as pessoas. Nesse contexto, as autorias que possuem títulos de doutorado se comprometem a participar como futuros avaliadores de outros artigos submetidos à Revista em suas respectivas áreas de expertise, considerando a disponibilidade e acordos do Processo Editorial. Se uma das autorias com esse título não concordar com esse modelo colaborativo, o artigo não deve ser submetido.
Trabalhos de Pesquisa
Nesta sessão, acolhemos estudos científicos sistematizados para investigar, estudar e obter informações ou conhecimentos relacionados à sexualidade humana. Os trabalhos podem ser classificados com base em sua abordagem (quantitativa ou qualitativa), natureza (básica ou aplicada), objetivos (descritiva, exploratória e explicativa) e procedimentos (bibliográfica, experimental, documental, de campo, de levantamento, pesquisa-ação, com survey, etnográfica e etnometodológica, entre outras).
Opinativos e de Revisão
Esta sessão é dedicada a trabalhos que apresentam análises críticas, opiniões e revisões narrativas de tópicos relacionados à sexualidade humana a partir de questões formuladas pela pessoa investigadora. Ao mesmo tempo que as revisões narrativas buscam descrever ou discutir o estado atual de um tema pesquisado, ela também é provocativa ao apresentar uma perspectiva selecionada de conteúdos teóricos pelas autorias e seus diferentes pontos de vista.
Entrevista
Por meio de entrevistas com especialistas na área da sexualidade, o objetivo desta sessão é proporcionar um espaço para a livre expressão de opiniões e discussão de trajetórias pessoais e profissionais. Estas entrevistas exploram questões em temas de interesse coletivo, podendo ser atuais e controversos, proporcionando aos leitores valiosas percepções a partir das experiências, ideias e publicações realizadas por essas pessoas.
Resenha de Livro
A ideia desta sessão é apresentar as últimas publicações e tendências literárias na área da sexualidade humana por meio de uma síntese do conteúdo e um juízo de valor sobre o assunto. As publicações resenhadas podem ser um livro, uma tese e/ou uma dissertação, sendo o trabalho de quem publica nesta sessão apresentar as ideias fundamentais do conteúdo avaliado e despertar o interesse no acesso à obra original.
Revisão Sistemática, Integrativa e de Escopo
Aqui, damos as boas-vindas aos trabalhos que sistematizam as pesquisas publicadas, utilizando diferentes métodos e protocolos. Isso inclui (a) revisões sistemáticas, que selecionam e analisam cuidadosamente estudos originais, (b) revisões integrativas, que fornecem informações amplas sobre um tema, e (c) revisões de escopo, que exploram os principais conceitos de um tema, sua dimensão e lacunas de pesquisa. A metodologia empregada na busca de fontes de referência é especificada, e o material analisado pode incluir estudos originais, revisões teóricas e relatos de casos. Essas revisões têm como objetivo proporcionar uma visão abrangente das tendências e descobertas de aspectos relacionados à área da sexualidade humana.
Estudo de Caso
Nesta sessão, apresentamos relatos detalhados de casos clínicos, experiências individuais e/ou situações específicas relacionadas à sexualidade humana. Isso pode incluir estudos de caso únicos, que buscam descrever um fenômeno em profundidade em seu ambiente real, podendo explorar o objeto de estudo para gerar hipóteses e teorias, ou estudos de caso múltiplos, que oferecem perspectivas comparativas entre os casos analisados.
Declaração de Direito Autoral
Ao submeter um artigo para publicação, as pessoas autoras do artigo assumem a responsabilidade pública pelo conteúdo, de acordo com a legislação que regula os direitos autorais no Brasil. Nesse sentido de responsabilidade, é fundamental que todas as pessoas envolvidas na produção do artigo estejam cientes da submissão do mesmo na RBSH. As autorias são responsáveis perante a RBSH, terceiros e quaisquer partes prejudicadas, sujeitando-se a todas as consequências decorrentes de plágio, contrafação e outras formas ilegais de reprodução de textos de terceiros. A RBSH recomenda que sejam seguidos critérios apropriados de atribuição de autoria, conforme orienta a denominada 'White Paper' que são as Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos (Council of Science Editors’ (CSE’s) White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications), além das diretrizes do Council of Science Editors’ (COPE).
Em acréscimo, as autorias retêm os direitos sobre a propriedade intelectual do artigo que submeteram a RBSH. No entanto, caso decidam publicar o mesmo trabalho em outra revista ou local, as autorias devem informar que o artigo foi inicialmente publicado na RBSH. Essa informação é importante para garantir a transparência e a ética na publicação científica, permitindo que todas as pessoas saibam que o trabalho foi previamente publicado em outro lugar.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.