ORKUT E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A INTIMIDADE PESSOAL E CONJUGAL

Autores

  • Aruza do Carmo Ribeiro Carelli
  • Sandra Baptista

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v20i1.360

Palavras-chave:

Intimidade, casal, Orkut, Internet, redes sociais

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma os sujeitos lidam com a intimidade no site de relacionamento Orkut, tanto no âmbito pessoal como no conjugal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que utilizou o questionário como técnica de coleta de dados. Pretendeu-se fazer um panorama sobre 8 (oito) aspectos: perfil da amostra; por que o Orkut; informações reveladas pelo Orkut; Orkut versus mundo presencial; relacionamento afetivoamoroso; quando o parceiro tem Orkut; quando o parceiro não tem Orkut; e perfil falso no Orkut. Para análise dos dados, foi utilizado o método hermenêutico-dialético. Verificou-se que os indivíduos têm consciência de que o Orkut está a serviço da exposição pessoal, e sua principal finalidade é saber da vida dos outros. Por este motivo, muitos cuidam para restringir os dados que expõem. Percebeu-se também que os sujeitos gostam do fato do parceiro ter Orkut, pois assim sentem que podem controlar a relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aruza do Carmo Ribeiro Carelli

Psicóloga, Gestalt-terapeuta pelo Centro de Gestalt-terapia Sandra Salomão (CGT), Pós-graduada em Sexualidade Humana pelo Uni-IBMR, Supervisora de grupo de formação em Gestalt-terapia no CGT, Coordenadora do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico do CGT), Coordenadora da ESPE (Equipe de Serviço Psicológico Especializado) do CGT. 

Sandra Baptista

Psicóloga, Terapeuta Sexual e Educadora Sexual, Mestre em Sexologia, Especialista em Sexualidade Humana,
Especialista em Psicologia Clínica, Coordenadora da Pós-graduação em Sexualidade Humana do Uni-IBMR.

Downloads

Publicado

2009-06-15

Como Citar

do Carmo Ribeiro Carelli, A. ., & Baptista, S. . (2009). ORKUT E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A INTIMIDADE PESSOAL E CONJUGAL. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 20(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v20i1.360

Edição

Seção

TEMA: MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SEXUALIDADE