A EFICÁCIA DO TRATAMENTO PSICOTERÁPICO ASSOCIADO A ACUPUNTURA EM PACIENTE COM DISFUNÇÃO ERÉTIL

Autores

  • Deusanete Carneiro Maciel
  • Érika Borges P. Chein
  • Simone Varella Antoniutti Smaniotto

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.423

Palavras-chave:

Disfunção erétil, acupuntura, psicoterapia

Resumo

Esse estudo tem por objetivo a abordagem da Disfunção Erétil do paciente submetido à Psicoterapia associada a técnicas de Acupuntura a fim de minimizar os níveis de ansiedade e aderência ao tratamento.Trata-se de um caso de Disfunção Erétil aparentemente Secundária, com sintomas de depressão, baixa auto-estima, medo de perda, gerando um circulo vicioso de ansiedade. O quadro clínico pode ser dificultado ou facilitado pela parceira. A dinâmica conturbada do casal pode não suportar a presença de uma limitação parcial da sexualidade. Desta forma é preciso compreender como agem as emoções no casal, as lutas de poder, padrões de comunicação, relação com as famílias de origem e suas crenças. Constatou-se que uso da acupuntura simultaneamente às sessões de psicoterapia, minimizou os efeitos da ansiedade neste paciente, promoveu o reequilíbrio energético, contribuindo para que ele se permitisse entrar em contato com seus medos e impotência, culminando em um desempenho sexual satisfatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deusanete Carneiro Maciel

Psicóloga Clinica com Formação em Gestalt-Terapia, Psicodrama e Análise do Comportamento. Sexóloga. Acupunturista. Delegada em Goiânia-Go da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana.

Érika Borges P. Chein

Cirurgiã-Dentista, Especialista em Periodontia, Acupunturista, Terapeuta Corporal.

Simone Varella Antoniutti Smaniotto

Fisioterapeuta, Especialista em Neurofisiologia, Acupunturista, Método KABAT. 

Downloads

Publicado

2007-05-16

Como Citar

Carneiro Maciel, D., Borges P. Chein, Érika ., & Varella Antoniutti Smaniotto, S. . (2007). A EFICÁCIA DO TRATAMENTO PSICOTERÁPICO ASSOCIADO A ACUPUNTURA EM PACIENTE COM DISFUNÇÃO ERÉTIL. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 18(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.423

Edição

Seção

TEMA: DISFUNÇÃO ERÉTIL