AMBULATÓRIO DE SEXOLOGIA DO INSTITUTO DE GINECOLOGIA DA UFRJ - HOSPITAL MONCORVO FILHO

Autores

  • Maria do Carmo de Andrade e Silva
  • Paulo Roberto Bastos Canella

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.428

Palavras-chave:

Atendimento ambulatorial, problemas sexuais, sexologia, clínica, atendimento multidisciplinar

Resumo

O Ambulatório de Sexologia do Instituto de Ginecologia da UFRJ.- Hospital Moncorvo Filho foi organizado em 1986 e desde então se encontra em funcionamento. Neste serviço médicos e psicólogos trabalham em equipe, em um processo multidisciplinar para o atendimento dos diversos problemas sexuais. A população que freqüenta este ambulatório caracteriza-se, por pessoas residentes na periferia da cidade do Rio de Janeiro e, que têm carências socioeconômicas e culturais acentuadas. A demanda de queixas apresentadas é muito variada, trabalhando-se com disfunções sexuais femininas e masculi- nas, conflitos einversões de identidade, intersexo, má formações genitais, transtôrno de gênero e conflitos conjugais. Problemas com etiologias orgânicas, psicológicas, sociais e mistas. A partir do inicio do trabalho terapêutico, a pessoa será atendida sempre pelo mesmo profissional, ou por profissionais, quando o caso exigir uma participação médico-psicológica mais constante. Quando a pessoa tem um parceiro fixo - e para um melhor andamento do caso, a presença dele for importante, este será chamado a participar. Neste caso poder-se disponibilizar atendimentos individuais e atendimentos mistos, às pessoas e ao casal. Nestes anos de trabalho em equipe multidisplinar, temos observado condições de trabalho mais seguras, assim como melhores resultados com esta população. Que apresentando problemas variados, muitas vezes implicando causas mistas, requerem atendimentos com focos mais amplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Andrade e Silva

Psicóloga. Mestre em Psicologia e Livre Docente em Sexualidade Humana. Coordenadora do  Ambulatório de Sexologia do Instituto de Ginecologia da UFRJ. 

Paulo Roberto Bastos Canella

Médico Ginecologista - Mestre em Ginecologia e Livre Docente em Medicina.Coordenador do  Ambulatório de Sexologia do Instituto de Ginecologia da UFRJ. 

Downloads

Publicado

2007-05-16

Como Citar

do Carmo de Andrade e Silva, M. ., & Roberto Bastos Canella, P. . (2007). AMBULATÓRIO DE SEXOLOGIA DO INSTITUTO DE GINECOLOGIA DA UFRJ - HOSPITAL MONCORVO FILHO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 18(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.428

Edição

Seção

TEMA: AMBULATÓRIOS DE SEXOLOGIA E REPRODUÇÃO EM HOSPITAL PÚBLICO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>