DISFUNÇÃO ERÉTIL

FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO

Autores

  • Carlos Teodósio Da Ros
  • Márcio Augusto Averbeck
  • Gilberto Laurino Almeida

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i2.458

Palavras-chave:

Disfunção erétil, fatores de risco, fisiopatologia

Resumo

A disfunção erétil (DE) é uma condição médica muito prevalente onde mais da metade dos homens adultos apresentam alguma queixa relacionada a suas ereções. A DE é mais comumente encontrada nos homens com vários componentes da síndrome metabólica, que reúne fatores de risco para diabetes e doença cardiovascular. A disfunção endotelial é um fator etiológico unificador para muitos dos aspectos da síndrome metabólica, especialmente para o diabetes e a doença cardiovascular. A etiologia multifatorial da DE, especialmente em pacientes com síndrome metabólica, aumenta a complexidade no manejo deste problema. Deve-se estar ciente dos fatores fisiopatológicos relacionados à DE para buscar as melhores alternativas e resultados no tratamento destes pacientes. Quaisquer fatores de risco (tabagismo, diabetes, sedentarismo, obesidade, hipertensão e dislipidemia) para doença cardiovascular devem ser modificados ou tratados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Teodósio Da Ros

Presidente da Associação Brasileira para Estudo da Inadequação Sexual (ABEIS). Urologista do  Serviço de Urologia do Mãe de Deus Center e Santa Casa de Porto Alegre, RS.

Márcio Augusto Averbeck

Residente do Serviço de Urologia da Santa Casa de Porto Alegre, RS. 

Gilberto Laurino Almeida

Residente do Serviço de Urologia da Santa Casa de Porto Alegre, RS. 

Downloads

Publicado

2005-12-16

Como Citar

Teodósio Da Ros, C. ., Augusto Averbeck, M. ., & Laurino Almeida, G. . (2005). DISFUNÇÃO ERÉTIL: FATORES DE RISCO E PREVENÇÃO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 16(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i2.458

Edição

Seção

TEMA: SAÚDE SEXUAL MASCULINA