TRATAMENTO DA ANORGASMIA

Autores

  • Florence Zanchetta Coelho Marques
  • Francine Zanchetta Coelho Marquese

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i1.483

Palavras-chave:

Orgasmo feminino, Disfunção sexual, Medicamentos

Resumo

O orgasmo é uma sensação de prazer intenso acompanhado porcontrações da musculatura circunvaginal pélvica, uterina/anal e miotonia que determina a vasocongestão induzida sexualmente, levando ao bem-estar e satisfação. A anorgasmia, o segundo problema sexual mais freqüentemente relatado entre mulheres, é considerada um atraso persistente ou recorrente na falta de orgasmo seguida uma fase de excitamento sexual que causa aflição marcante ou dificuldades inter-pessoais (DSM-IV). A pesquisa do resultado do tratamento empírico é avaliada pela abordagem farmacológica e pelo comportamento cognitivo. A terapia comportamental cognitiva para a anorgasmia promove mudanças de atitude e do pensamento sexual, redução da ansiedade usando exercícios comportamentais como a masturbação direta e o tratamento de dessensibilização sistemática, assim como a educação sexual, exercícios de Kegel e uso de vibradores. Até agora, não existem medicamentos (p.ex., bupropiona, l-arginina e sildenafil) que tenham provado ter efeito benéfico maior que o de placebos no aumento da função orgásmica em mulheres com anorgasmia. Mais pesquisas são necessárias no entendimento da conduta de mulheres com disfunção orgásmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Florence Zanchetta Coelho Marques

Médica, Mestre em Medicina, Especialista em Sexualidade Humana, coordenadora do  ambulatório de Sexologia. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Francine Zanchetta Coelho Marquese

Bióloga, Mestre em Genética e Biologia Molecular. Departamento de Genética, Instituto de  Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2005-05-16

Como Citar

Zanchetta Coelho Marques, F. ., & Zanchetta Coelho Marquese, F. . (2005). TRATAMENTO DA ANORGASMIA . Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 16(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i1.483

Edição

Seção

TEMA: A CULTURA E A ANORGASMIA FEMININA