DIFICULDADES AFETIVAS E SOCIAIS VIVENCIADAS PELA MULHER CUJO CÔNJUGE RESIDE NO EXTERIOR COMO EMIGRANTE

Autores

  • Agnes Rocha de Almeida
  • Carlos Alberto Dias

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i2.498

Palavras-chave:

Relação conjugal, Emigração, Sexualidade, Isolamento sexual

Resumo

Governador Valadares é, internacionalmente, conhecida por exportar mão-de-obra para o exterior. Muitos cidadãos deixam esposa e filhos, assumindo o compromisso de reunir recursos, para em seguida, levá- los consigo. Alguns acabam considerando que isto seria um gasto suple- mentar devendo ser evitado. Entendem que, economizando, conseguirão rapidamente aumentar seu capital, voltar para o Brasil e gozar de uma vida confortável. As esposas desses deixam de contar com o parceiro para resol- verem juntos os problemascotidianos, e atender suas necessidades sexuais. A realidade vivida por tais mulheres, incita a formulação da questão: Quais são as dificuladades afetivas e sociais vivenciadas pela mulher cujo cênjugue reside no exterior como emigrante? Objetivando responder essa questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, onde 62 esposas de emigrantes foram entrevistadas. Os resultados apontam para a impor- tância da prática sexual como fator de equilíbrio psíquico dos indivíduos e para a manutenção do relacionamento conjugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes Rocha de Almeida

Psicóloga Clinica, especialista em Dependência Química e Outros Transtornos Compulsivo, psicóloga da Prefeitura Municipal de Gonzaga.

Carlos Alberto Dias

 Doutor em Psicologia Clínica, professor da Universidade Vale do Rio Doce -MG.

Downloads

Publicado

2004-12-16

Como Citar

Rocha de Almeida, A. ., & Alberto Dias, C. . (2004). DIFICULDADES AFETIVAS E SOCIAIS VIVENCIADAS PELA MULHER CUJO CÔNJUGE RESIDE NO EXTERIOR COMO EMIGRANTE. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i2.498

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)