A QUALIDADE DO FUNCIONAMENTO SEXUAL DE HOMENS E MULHERES

Autores

  • Arthur Diehl Psicólogo
  • Adriana Wagner Psicóloga
  • Denise Falcoe

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.509

Palavras-chave:

sexualidade, qualidade do funcionamento sexual, disfunções

Resumo

A qualidade do funcionamento sexual de 626 pessoas entre 18 e 74 anos (287 homens e 339 mulheres), oriundas de 36 cidades do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, foi avaliada através do Questionário GRISS - Go ombok Ru Inv n o r of S xua Sa t fa ton. Os resultados revelaram que, mesmo tratando-se de uma amostra não-clínica, 40% dos homens apresentaram problemas de ejaculação prematura e 25,5% de disfunção erétil. No que diz respeito às mulheres, 44,9% evidenciaram dor no coito e 7,5% anorgasmia. Em outros aspectos da sexualidade, as mulheres, quando comparadas aos homens, indicaram: menor freqüência de relações sexuais, maior desprazer em acariciar o corpo e os genitais do parceiro, bem como em ser acariciada; maior evitação do coito; maior tensão ou ansiedade quando o parceiro quer ter relação sexual; mais rejeição ao que é feito no coito e mais dificuldade de perguntar ao parceiro o que ele gosta na relação sexual e de explicitar suas preferências. Variáveis sócio-demográficas também estiveram associadas à sexualidade dos participantes. Entre estes: idade, escolaridade, filhos, religião, local de residência (capital e interior), trabalho, situação conjugal, tempo de convivência com o(a) parceiro(a), assim como a existência e o número de outros parceiros sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Diehl Psicólogo

Mestre em Psicologia Cllnica pela PUCRS. Especialista em Terapia Sexual pela FMAB. 

Adriana Wagner Psicóloga

Doutora em Psicologia pela PUCRS. Coordenadora do Curso de Psicologia da Faccat. Terapeuta de casais e famllias.

Denise Falcoe


Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri. Professora-adjunta  da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-graduação da PUCRS. 

Downloads

Publicado

2004-05-16

Como Citar

Diehl Psicólogo, A. ., Wagner Psicóloga, A. ., & Falcoe, D. . (2004). A QUALIDADE DO FUNCIONAMENTO SEXUAL DE HOMENS E MULHERES. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.509

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa