O POLIAMOR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

DEFINIÇÕES, GÊNERO, CIÚME E PRECONCEITO

Autores

  • Carla Ruiz Martin Centro Salesiano de São Paulo
  • Meireluci Costa Ribeiro Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v31i2.677

Palavras-chave:

Poliamor; Relacionamentos; Sexualidade; Gênero; Orientação Sexual

Resumo

Os relacionamentos afetivos e sua construção fazem parte dos desafios da contemporaneidade. As pessoas buscam por diferentes tipos de relacionamentos, inclusive o poliamor, que é a possibilidade de amar e se relacionar afetivamente com mais de uma pessoa ao mesmo tempo. O objetivo desta revisão integrativa foi analisar como os adeptos desse tipo de relação definem o termo poliamor e suas implicações afetivas e sociais. Fizemos buscas no Google Scholar por estudos sobre esse tema realizados no Brasil nos últimos dez anos e incluímos seis estudos. Os participantes definem poliamor como uma forma de se relacionar em que há mais de uma relação amorosa ao mesmo tempo, e consideram esse tipo de relacionamento mais evoluído do que a monogamia. Destacamos e analisamos questões associadas ao poliamor como ciúme, idealização do poliamor, fidelidade e polifidelidade, preconceito, casamento, e equidade de gênero, assim como os desafios desse tipo de relacionamento com os parceiros amorosos, as famílias e a sociedade. Os participantes dos estudos relataram que as constantes pressões sociais e familiares, e as dificuldades para reivindicar direitos, contribuem para a falta de reconhecimento das relações poliamorosas pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Ruiz Martin, Centro Salesiano de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista – UNIP, Pós-Graduada em Terapia Sexual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Meireluci Costa Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo

PhD em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), assistente social e graduanda em Psicologia pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora dos cursos de Pós-Graduação em Educação e Terapia Sexual, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), campus Pio XI.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

Martin, C. R., & Ribeiro, M. C. (2021). O POLIAMOR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: DEFINIÇÕES, GÊNERO, CIÚME E PRECONCEITO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 31(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v31i2.677

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão