Possibilidades e limitações da escola pública como agente de educação sexual

Autores

  • Cenira Ribeiro Silva

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v8i2.718

Resumo

Este estudo investigou os fatores que se inter-relacionam na educação sexual feita pela escola pública de 1° Grau, na região da Grande Passo Fundo, RS. Buscou identificar as possibilidades e as limitações com que contam os diretores e os professores dessas escolas para promover a educação sexual dos alunos e a percepção que a clientela tem da educação sexual aí praticada. Foram entrevistados 135 integrantes de escolas públi- cas de 1° Grau, distribuídos entre diretores de escolas (22,2%), professores (33,3%) e alunos (44,5%). Os achados revelam que os mesmos fatores que dificultam a realização da educação sexual na escola podem, também, facilitar essa tarefa, dependendo de como eles se caracterizem. As condições pessoais e profissionais dos professores são citadas como os principais intervenientes na educação sexual por alunos e diretores. Os professores apontam a falta de estratégias adequadas como o principal fator dificultador do seu trabalho. Conclui-se, dessa forma, que os principais fatores intervenientes na educação sexual na escola pública se vinculam, fundamentalmente, à figura do professor, à sua formação profissional e à sua prática pedagógica.

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Publicado

1997-12-23

Como Citar

Silva, C. R. (1997). Possibilidades e limitações da escola pública como agente de educação sexual . Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 8(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v8i2.718

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão