A sexualidade silenciada na escola

implicações da orientação sexual subjacente no cotidiano escolar

Autores

  • Maria Veranilda Soares Mota

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v7i2.746

Resumo

Este trabalho enfoca a sexualidade dentro de um contexto sócio- cultural, em que normas de conduta, crença e valores vão definindo sua vivência. Concebe a sexualidade como fator político relevante na formação da subjetividade do homem. A investigação desenvolveu-se em duas fases: uma teórica, em que procuramos estudar questões que dizem respeito à sexualidade, com auxílio de diversos teóricos, sobressaindo-se Wilhelm Reich, pela sua grande contribuição no estudos acerca do tema. A segunda fase consistiu na análise de observações, questionários e entrevistas, tendo como alvo adolescentes e professores de duas escolas públicas. Dentre os principais dados obtidos, destacamos: 1. o silêncio em torno da sexualidade não é um vazio mas, na rea- lidade, um símbolo proibitivo, que acarreta preconceitos e regras de comportamento. Asexualidadesilenciadana escola: implicaçõesda orientaçãosexual subjacente no cotidianoescolar 2. a ignorância é utilizada como instrumento de poder e favorece a internalização e reprodução das interdições sociais, no que se refere à sexualidade. 3. embora a escola não desenvolve um orientação explícita, a norma sexual perpassa toda a experiência escolar do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1996-06-04

Como Citar

Mota, M. V. S. (1996). A sexualidade silenciada na escola : implicações da orientação sexual subjacente no cotidiano escolar. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 7. https://doi.org/10.35919/rbsh.v7i2.746

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão