O EFEITO DA INTRODUÇÃO DO TEMA ‘SAÚDE DA DIVERSIDADE SEXUAL’ SOBRE O CONHECIMENTO DO ESTUDANTE DE MEDICINA EM SAÚDE DA POPULAÇÃO TRANSGÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v36.1240Palavras-chave:
Comunidade Transgênero, Educação de graduação em medicina, Ambulatório transResumo
Introdução: Pessoas transgênero correspondem a 2% da população mundial e enfrentam diversas barreiras de acesso às redes de saúde, sobretudo pelo preconceito e falha na formação dos profissionais que as assistem. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da introdução do tema Diversidade Sexual e supervisão de atendimentos em pessoas trans, avaliando conhecimento e segurança da abordagem neste atendimento pelo aluno de medicina. Métodos: Este é um estudo quasi-experimental com análise antes e depois através de um questionário GoogleForms®, realizado entre 01 de julho a 31 de dezembro de 2023, com alunos do último ano do curso de medicina. Foram excluídos alunos que não responderam completamente ao questionário estruturado. Os dados descritivos foram analisados utilizando mediana e intervalo interquartil comparados antes e depois da intervenção utilizando-se o teste de Wilcoxon com significância de 5%. Também foi avaliada a correlação entre as respostas do questionário pré-disciplina através do teste de correlação de Spearman. Resultados: Dos 89 alunos matriculados na disciplina, 66 alunos preencheram o questionário previamente à disciplina e 41 completaram o questionário após a intervenção. Os participantes tinham idade média de 25,3 ± 1,9 anos, se autodeclararam de cor branca, cisgênera e cristã. Na primeira avaliação, 29 (46%) identificaram-se como pertencentes à comunidade LGBT+, 27 (42,9%) afirmaram ter contato com assuntos relacionados à transgeneridade na grade curricular. Vinte e seis (41,3%) não se sentiam totalmente confortáveis para perguntar sobre o uso do nome social e pronomes. Um terço dos alunos (33,3%) não se sentem confortáveis para dar orientações a pacientes transgênero. O uso do nome social se associou ao contato prévio com esse tema à grade curricular ou a atividades complementares, sobretudo o contato prévio com pacientes transgênero. A presença do assunto na grade curricular se correlacionou inversamente à percepção de necessidade de incluir essa discussão na graduação. A intervenção sobre Diversidade Sexual melhorou os conhecimentos sobre terminologias, a segurança para uso do nome social, incluindo a abordagem quanto ao seu uso e para uso dos pronomes adequados. Também houve maior contato nos atendimentos com pacientes trans e maior segurança em fornecer informações em saúde para essa população. Conclusão: O contato e vivência do tema diversidade sexual na graduação pode ser uma estratégia objetiva, que traz mais segurança para o aluno quanto às terminologias e abordagem e cuidados específicos à população trans.
Downloads
Referências
ACOG. (2021). Health Care for Transgender and Gender Diverse Individuals: ACOG Committee Opinion, Number 823. Obstetrics and Gynecology, v. 137, n. 3, p. e75–e88. Disponível em: https://journals.lww.com/greenjournal/fulltext/2021/03000/health_care_for_transgender_and_gender_diverse.31.aspx. Acesso em: 25 out. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES 3/2014—Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2024.
BRAUN, H. M.; GARCIA-GROSSMAN, I. R.; QUIÑONES-RIVERA, A.; DEUTSCH, M. B. Outcome and Im-pact Evaluation of a Transgender Health Course for Health Profession Students. LGBT Health, v. 4, n. 1, p. 55–61, 2017. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/lgbt.2016.0119. Acesso em: 25 out. 2024.
CHU, J.; HAVILAND, M.; HACKER, M. R.; MESERVEY, M.; MAHONEY, B.; GOMEZ-CARRION, Y. Barri-ers to care and reproductive considerations for female-to-male transgender gender confirmation surgery. American Journal of Obstetrics and Gynecology, v. 218, n. 2, p. S915–S916, 2018. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC8903873/. Acesso em: 25 out. 2024.
COLEMAN, E.; RADIX, A. E.; BOUMAN, W. P.; BROWN, G. R.; DE VRIES, A. L. C.; DEUTSCH, M. B.; ETTNER, R.; FRASER, L. et al. Standards of Care for the Health of Transgender and Gender Diverse Peo-ple, Version 8. International Journal of Transgender Health, v. 23 (sup1), S1–S259, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/26895269.2022.2100644. Acesso em: 25 out. 2024.
DUBIN, S. N.; NOLAN, I. T.; STREED J. R., C. G.; GREENE, R. E.; RADIX, A. E.; MORRISON, S. D. Transgender health care: Improving medical students’ and residents’ training and awareness. Advances in Medical Education and Practice, v. 9, p. 377–391, 2018. Disponível em: https://www.dovepress.com/transgender-health-care-improving-medical-students-and-residents-train-peer-reviewed-fulltext-article-AMEP. Acesso em: 25 out. 2024.
GARCIA, M. A. A.; PINTO, A. T. B. C. E S.; ODONI, A. P. C.; LONGHI, B. S.; MACHADO, L. I.; LINEK, M. D. S.; COSTA, N. A. Interdisciplinaridade e integralidade no ensino em saúde, v. 15, n. 6, p. 473–485, 2006. Disponível em: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=1157896. Acesso em: 25 out. 2024.
GOODMAN, M.; ADAMS, N.; CORNEIL, T.; KREUKELS, B.; MOTMANS, J.; COLEMAN, E. Size and Dis-tribution of Transgender and Gender Nonconforming Populations: A Narrative Review. Endocrinology and Metabolism Clinics of North America, v. 48, n. 2, p. 303–321, 2019. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0889852919300015. Acesso em: 25 out. 2024.
LEARMONTH, C.; VILORIA, R.; LAMBERT, C.; GOLDHAMMER, H.; KEUROGHLIAN, A. S. Barriers to in-surance coverage for transgender patients. American Journal of Obstetrics and Gynecology, v. 219, n. 3, 2018. Disponível em: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0002937818303776. Acesso em: 25 out. 2024.
MEDEIROS, E. S.; OLIVEIRA JUNIOR, J. B. D.; LEIRIA, M.; MORETTI-PIRES, R. O.; MELLO, M. M. C. E. A formação de estudantes de Medicina para o cuidado destinado à saúde de pessoas LGBTI+. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, n. 3, p. e108, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/wG9M4xzMYtkPNdnLtdx33CD/?format=pdf. Acesso em: 25 out. 2024.
MORETTI-PIRES, R. O.; GUADAGNIN, L. I.; TESSER-JÚNIOR, Z. C.; CAMPOS, D. A. D.; TURATTI, B. O. Preconceito contra Diversidade Sexual e de Gênero entre Estudantes de Medicina de 1o ao 8o Semestre de um Curso da Região Sul do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, (1 suppl 1), p. 557–567, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/dn39DWyg4kQkVJVrYWPcN6K/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2024.
NEGREIROS, F. R. N. D.; FERREIRA, B. D. O.; FREITAS, D. D. N.; PEDROSA, J. I. D. S.; NASCIMENTO, E. F. D. Saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais: Da Formação Médica à Atuação Profissional. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 23–31, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/tfbkrZY79FzFFHCnHpcffCw/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2024.
RIFFENBURGH, R. S.; STRASSMAN, H. D. A curriculum in sexual education for medical students. Journal of Medical Education, v. 42, n. 11, p. 1031–1036, p. 1967. Disponível em: https://journals.lww.com/academicmedicine/abstract/1967/11000/a_curriculum_in_sexual_education_for_medical.7.aspx. Acesso em: 25 out. 2024.
RIGOLON, M.; CARLOS, D. M.; OLIVEIRA, W. A. D.; SALIM, N. R. “Health does not discuss trans bodies”: Oral History of transsexuals and transvestites. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73 (suppl 6), e20190228, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/x58YbB45vmkKFqh8zyhCCLC/?lang=en. Acesso em: 25 out. 2024.
RUFINO, A.; MADEIRO, A. P.; GIRÃO, M. J. B. C. O Ensino da sexualidade nos cursos médicos: a percepção de estudantes do Piauí. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 2, p. 178–185, 2013. Dis-ponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-683287. Acesso em: 25 out. 2024.
SPIZZIRRI, G.; EUFRÁSIO, R.; LIMA, M. C. P.; NUNES, H. R. C.; KREUKELS, B. P. C.; STEENSMA, T. D.; ABDO, C. H. N. Proportion of people identified as transgender and non-binary gender in Brazil. Scientific Reports, v. 11, n. 1, p. 2240, 2021. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41598-021-81411-4. Acesso em: 25 out. 2024.
VISGUEIRA, F. L. L.; CHAVES, S. R. S.; BATISTA, L. I. V.; NUNES, M. D. D. S. Análise do conhecimento de estudantes de medicina acerca da identidade de gênero. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 4, p. e192, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Qr8jpgZ4cpG8dRJC66QPxpB/?lang=pt. Acesso em: 25 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sérgio Henrique Pires Okano, Letícia Franco Di Carvalho Vilela, Livia Teotônio Trufeli, Estéfany Gimenez Zacarin, Giordana Campos Braga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.