REFLEXÕES SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEXUALIDADE

DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Camila Mugnai Vieira
  • Priscila Mugnai Vieira

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v26i1.149

Palavras-chave:

sexualidade, educação sexual, educação especial, pessoas com deficiência

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca da temática da sexualidade, destacando aspectos educacionais, especialmente com relação a pessoas com deficiência intelectual. É apresentado o conceito ampliado de sexualidade, que vai além do ato sexual, e considera aspectos fisiológicos, psicológicos, culturais, históricos e sociais deste fenômeno. É proposto um panorama da sexualidade em nossa sociedade atual, com destaques para os conflitos vivenciados pelos jovens. Introduz-se a temática da educação sexual, com breve retomada de sua história e exposição de seus princípios e práticas na atualidade. Debate-se o papel do educador e possíveis estratégias para se trabalhar o tema. Nesse contexto, propõem-se reflexões sobre a sexualidade e a educação sexual junto a pessoas com deficiência intelectual. São debatidas algumas concepções de deficiência intelectual e os mitos quanto à sexualidade. Propõe-se reflexões sobre práticas, buscando desmistificar crenças equivocadas e ampliar possibilidades à educação, que oportunizem às pessoas uma vivência positiva e saudável de sua sexualidade, sendo este um direito de todos os cidadãos, com ou sem deficiência.

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Publicado

2015-06-01

Como Citar

Mugnai Vieira, C. ., & Mugnai Vieira, P. . (2015). REFLEXÕES SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E SEXUALIDADE: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 26(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v26i1.149

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão