A SEXUALIDADE ADULTA
UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A). DESAFIOS E CONTRADIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v25i2.155Palavras-chave:
educação sexual, sexualidade, disfunção sexual femininaResumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar o tema da sexualidade na formação do psicólogo no Brasil. A pesquisa de campo ocorreu em dois momentos: primeiro, a realização de um curso de formação continuada para que o psicólogo pudesse trabalhar com as queixas de disfunções sexuais femininas dentro do seu consultório. Participaram dessa etapa cinco profissionais que atuavam em clínica. Após o curso, houve o acompanhamento delas com supervisão para auxiliar no emprego do conteúdo aprendido durante o curso, além de orientações para sanar as dificuldades que poderiam ocorrer. Ao final de dois meses de acompanhamento, elas declararam não se sentirem aptas para atender problemas sexuais. Na segunda etapa, foi realizada entrevista em profundidade com uma dessas psicólogas com a técnica “História de vida”, para investigar possíveis relações entre as dificuldades encontradas na clínica e experiências durante a infância e adolescência. Os resultados nos permitiram considerar que a falta de educação sexual em casa e no âmbito escolar, somada às experiências pessoais frustradas e parceiros sem habilidades sexuais, acabou por reforçar as dificuldades e o despreparo da profissional para atuar nessa área com seus pacientes.