DIVERSIDADE SEXUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v31i1.301Palavras-chave:
Diversidade sexual, População LGBTI, Educação superiorResumo
Esta pesquisa inova ao focalizar as percepções da diversidade sexual numa instituição de educação superior, com comportamentos de acolhimento, respeito e rejeição em face de jovens e adultos gays e lésbicas. Adotou-se em especial a perspectiva sociológica durkheimeana em um estudo de caso realizado com estudantes de graduação, em diferentes períodos, por meio da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas em profundidade, com amostra do tipo bola de neve. As(os) participantes revelaram sentimentos de liberdade em ambiente adulto face às agressões de colegas e de professores sofridos na educação básica. Não verificaram bullying ou assédio, mas expressões implícitas de preconceitos de alunas(os) e de raras(os) professoras(es). Pressões sociais foram mais intensamente captadas por gays que lésbicas. A religião institucionalizada e a família constituíram os maiores obstáculos relatados em sua vida.