PSICOTERAPIA DE GRUPO EM MULHERES COM DISFUNÇÃO SEXUAL

Autores

  • José Carlos Carpilovsky
  • Junia Dias de Lima

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v20i2.335

Palavras-chave:

Disfunções sexuais femininas, Terapia sexual, Psicoterapia de grupo

Resumo

Os autores fazem algumas considerações sobre a importância da sexualidade, incluindo uma visão do papel da mulher no mundo, especialmente no Brasil. Após, abordam as dificuldades e disfunções sexuais, relacionando-as às histórias de vida, bem como às experiências sexuais atuais e pregressas. A partir disto, buscam a solução dos sintomas, através de um tratamento baseado em técnicas de terapia sexual e de psicoterapia de grupo. Subjetivamente, os terapeutas tiveram a impressão de uma melhora significativa da função sexual, inclusive associada a auto-estima. Embora o pequeno número da amostra não justificasse um trabalho estatístico, os questionários confirmaram essa avaliação. Como ilustração citam fragmentos de material clínico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Carpilovsky

Médico, psiquiatra e psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise do RJ, da Associação
Psiquiátrica do RJ e da Sbrash.

Junia Dias de Lima

Médica , ginecologista, terapeuta sexual, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do RJ e coordenadora do ambulatório de sexologia da UERJ.

Downloads

Publicado

2009-09-09

Como Citar

Carlos Carpilovsky, J. ., & Dias de Lima, J. . (2009). PSICOTERAPIA DE GRUPO EM MULHERES COM DISFUNÇÃO SEXUAL. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 20(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v20i2.335

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão