PESSOAS COM CEGUEIRA

VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA E MANIFESTAÇÃO DA SEXUALIDADE

Autores

  • Dalva Nazaré Ornelas França
  • Eliane S. Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i2.495

Palavras-chave:

Cegueira, Adolescência, Sexualidade

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo conhecer como pessoas adultas, portadoras de cegueira congênita, vivenciaram a adolescência e as manifestações da sexualidade. Foram entrevistados, na Funda ão ]ona has T ee s d Ca vaeho, em Feira de Santana (BA), seis (6) adultos, com cegueira congênita, que concordaram em participar da pesquisa respondendo a uma entrevista semi-estruturada e a uma escala de auto-valoração. Os resultados demonstraram que: 1) em pessoas com cegueira congênita, a adolescência se caracteriza da mesma forma que em pessoas dotadas de visão, com sonhos, desejos e fantasias; 2) que adolescentes com cegueira congênita tiveram pouca informação sobre as modificações corporais da puberdade e também sobre sexualidade; 3) que as pessoas com cegueira congênita começam a vida afetivo- sexual em idade mais tardia; 4) que a superproteção dos familiares impedem que esses indivíduos logrem independência afetivo-sexual. Conclui-se que a manifestação da sexualidade independe da deficiência visual, todavia, o medo e o preconceito se sobrepõem à essa manifestação. Finalmente, as autoras relembram que viver a sexualidade é um direto de todas as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalva Nazaré Ornelas França

Bióloga, Professora Assistente de Sexualidade e Educação. Mestre em Educação
Especial do Departamento de Ciências Biológica da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Eliane S. Azevedo

Medica, Professora Titular de Bioetica do Núcleo de Bioética - Departamento de Ciências  Biológicas - Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. 

Downloads

Publicado

2004-12-16

Como Citar

Nazaré Ornelas França, D. ., & S. Azevedo, E. . (2004). PESSOAS COM CEGUEIRA: VIVÊNCIA DA ADOLESCÊNCIA E MANIFESTAÇÃO DA SEXUALIDADE. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i2.495

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa