DESEJO SEXUAL HIPOATIVO E TRANSTORNO DO PÂNICO

Autores

  • Leonardo Gama
  • Maria do Carmo Andrade-Silva
  • Paulo Roberto Bastos Canella

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.513

Palavras-chave:

Transtorno de Desejo Sexual Hipoativo, TP, Sexualidade

Resumo

Diversos autores chamam a atenção para a correlação entre disfunções sexuais e ansiedade. Kaplan (1983) admite que a ansiedade é o "pano de fundo" de todas as disfunções sexuais, e que quanto mais severa, mais intensamente bloqueará a resposta sexual, atingindo desse modo o desejo, como forma de impedimento maior para que qualquer outra fase se desenvolva. O Transtorno de Pânico (TP) é considerado, pela Organização Mundial de Saúde, em sua décima classificação internacional de doenças, (CID 10, (1993)), como uma das formas mais freqüentes de ansiedade. A partir destes dados procuramos relacionar o Transtorno de Pânico ao Transtorno de Desejo Sexual Hipoativo (TDSH). Participaram desta pesquisa 26 pacientes, homens e mulheres, que procuraram espontaneamente atendimento ambulatorial em psiquiatria no Hospital Municipal Lourenço Jorge e no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, ambos situados na cidade do Rio de Janeiro. Obrigatoriamente estes pacientes satisfizeram os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Texto Revisado (DSM-IV-TR, (2002)), para "TP com ou sem Agorafobia". Os pacientes responderam a um questionário de auto-avaliação extraído e modificado de Masters, Johnson & Kolodny, (1997) que pretende avaliar a freqüência de redução do desejo sexual nesta população de pacientes. A análise estatística foi realizada através dos testes de Wilcoxon e U de Mainn-Whitney e indicam, a existência de uma associação estatisticamente significativa, entre TP com ou sem Agorafobia e TDSH(como definido pelo DSM-IV-TR, (2002).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Gama

Médico Psiquiatra e Mestre em Sexologia pela UGF.

Maria do Carmo Andrade-Silva

Psicóloga, Mestre em Psicologia e Livre-Docente em Sexualidade Humana. Profesora Orientadora da
Dissertação.

Paulo Roberto Bastos Canella

Médico, Mestre em Medicina, Doutor em Medicina e Livre-Docente em Ginecologia pela UFRJ. Professor do Mestrado em Sexologia da UGF. 

Downloads

Publicado

2004-05-16

Como Citar

Gama, L. ., do Carmo Andrade-Silva, M. ., & Roberto Bastos Canella, P. . (2004). DESEJO SEXUAL HIPOATIVO E TRANSTORNO DO PÂNICO . Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.513

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>