Percepções femininas dos papéis sexuais do homem e da mulher de uma comunidade urbana da cidade de Passo Fundo

Autores

  • Fernanda Garbin
  • Eleonor Moretti

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.605

Palavras-chave:

Percepções femininas, papéis sexuais, gênero, educação sexual

Resumo

O presente estudo objetivou caracterizar as percepções dos papéis sexuais masculinos e femininos de mulheres residentes em uma comunidade urbana da cidade de Passo Fundo. Participaram da pesquisa nove mulheres, procurando-se evidenciar suas percepções em relação aos seus papéis sexuais, a origem desses, as influências em sua concepção, os papéis por elas pressupostos e a influência que as diferenças de papéis podem ter sobre a sua saúde.Os dados foram coletados com a utilização de um instrumento­ guia, sendo, posteriormente, categorizados e analisados. Constataram-se cinco categorias:predominância da mulher como reprodutora, as figuras de Adão e Eva como precursores dos papéis sexuais, manutenção dos papéis sexuaistradicionais. Constatou-se, ainda, a interferência na saúde da mulher pela propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Em vista desses resultados, recomenda-se a continuidade do estudo para que se amplie a assistência da mulher e se desenvolvam programas de orientação sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Garbin

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

Eleonor Moretti

Mestre em Enfermagem. Professora titular Ili das Disciplinas de Enfennagem na Saúde da Mulher I e li do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2002-05-21

Como Citar

Garbin, F. ., & Moretti, E. . (2002). Percepções femininas dos papéis sexuais do homem e da mulher de uma comunidade urbana da cidade de Passo Fundo. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 13(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.605

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa