Percepções femininas dos papéis sexuais do homem e da mulher de uma comunidade urbana da cidade de Passo Fundo

Authors

  • Fernanda Garbin
  • Eleonor Moretti

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.605

Keywords:

Percepções femininas, papéis sexuais, gênero, educação sexual

Abstract

O presente estudo objetivou caracterizar as percepções dos papéis sexuais masculinos e femininos de mulheres residentes em uma comunidade urbana da cidade de Passo Fundo. Participaram da pesquisa nove mulheres, procurando-se evidenciar suas percepções em relação aos seus papéis sexuais, a origem desses, as influências em sua concepção, os papéis por elas pressupostos e a influência que as diferenças de papéis podem ter sobre a sua saúde.Os dados foram coletados com a utilização de um instrumento­ guia, sendo, posteriormente, categorizados e analisados. Constataram-se cinco categorias:predominância da mulher como reprodutora, as figuras de Adão e Eva como precursores dos papéis sexuais, manutenção dos papéis sexuaistradicionais. Constatou-se, ainda, a interferência na saúde da mulher pela propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Em vista desses resultados, recomenda-se a continuidade do estudo para que se amplie a assistência da mulher e se desenvolvam programas de orientação sexual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Garbin

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

Eleonor Moretti

Mestre em Enfermagem. Professora titular Ili das Disciplinas de Enfennagem na Saúde da Mulher I e li do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

Published

2002-05-21

How to Cite

Garbin, F. ., & Moretti, E. . (2002). Percepções femininas dos papéis sexuais do homem e da mulher de uma comunidade urbana da cidade de Passo Fundo. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 13(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.605

Issue

Section

Trabalhos de Pesquisa