GÊNERO E SEXUALIDADE EM PESQUISAS E NA FORMAÇÃO CONTINUADA
A EXPERIÊNCIA DO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i1.98Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Formação continuadaResumo
Temas relacionados ao gênero e sexualidade têm sido cada vez mais recorrentes no cotidiano escolar. No entanto, questiona-se: estariam as professoras e professores preparados para lidar com essas questões à medida que estão sendo cada vez mais comuns na escola e na sociedade? Compreendendo a complexidade em torno de tais temáticas, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (Gesepe), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vem desenvolvendo projetos de pesquisas e intervenções, com oferta de cursos de formação continuada para docentes do estado do Maranhão, com destaque para as discussões de alternativas teóricas e metodológicas que tratem das relações de gênero e questões da sexualidade no cotidiano escolar da educação básica. Dentre as ações desenvolvidas pelo Gesepe e objetivos das pesquisas, destacam-se: analisar as bases conceituais dos estudos de gênero e da sexualidade; compreender os processos de construção das relações de gênero e da sexualidade na educação escolar; refletir e intervir com ações voltadas à educação sexual em escolas de São Luís, em diferentes municípios do Maranhão, como forma de buscar alternativas para a desconstrução de mitos, tabus, preconceitos e discriminações sobre questões de gênero e da sexualidade. Como instrumentos de coleta de dados, inicialmente, são aplicados questionários a profissionais da educação do Maranhão, cujo objetivo é selecionar os participantes da pesquisa e da ação formativa do projeto. Articulado ao ensino e à pesquisa, como proposta de intervenção, é oferecido o curso de extensão Gênero e Sexualidade na Escola (GSE), na modalidade semipresencial. Para a efetivação do curso, são escritos textos teóricos e didáticos pela equipe executora do projeto, membros do Gesepe. Esses textos são estudados e discutidos durante as atividades do curso, momento em que se realizam observação participante, oficinas e minicursos, tanto para professores e professoras da educação básica, sujeitos da pesquisa intervenção, quanto para alunos e alunas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Como resultados parciais de uma das pesquisas e ação formativa que aconteceu de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, constatou-se a ampliação de espaços de discussão sobre as questões de gênero e sexualidade na educação escolar do estado do Maranhão.