GÊNERO E SEXUALIDADE EM PESQUISAS E NA FORMAÇÃO CONTINUADA

A EXPERIÊNCIA DO MARANHÃO

Autores

  • Sirlene Mota Pinheiro da Silva Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i1.98

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Formação continuada

Resumo

Temas relacionados ao gênero e sexualidade têm sido cada vez mais recorrentes no cotidiano escolar. No entanto, questiona-se: estariam as professoras e professores preparados para lidar com essas questões à medida que estão sendo cada vez mais comuns na escola e na sociedade? Compreendendo a complexidade em torno de tais temáticas, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (Gesepe), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), vem desenvolvendo projetos de pesquisas e intervenções, com oferta de cursos de formação continuada para docentes do estado do Maranhão, com destaque para as discussões de alternativas teóricas e metodológicas que tratem das relações de gênero e questões da sexualidade no cotidiano escolar da educação básica. Dentre as ações desenvolvidas pelo Gesepe e objetivos das pesquisas, destacam-se: analisar as bases conceituais dos estudos de gênero e da sexualidade; compreender os processos de construção das relações de gênero e da sexualidade na educação escolar; refletir e intervir com ações voltadas à educação sexual em escolas de São Luís, em diferentes municípios do Maranhão, como forma de buscar alternativas para a desconstrução de mitos, tabus, preconceitos e discriminações sobre questões de gênero e da sexualidade. Como instrumentos de coleta de dados, inicialmente, são aplicados questionários a profissionais da educação do Maranhão, cujo objetivo é selecionar os participantes da pesquisa e da ação formativa do projeto. Articulado ao ensino e à pesquisa, como proposta de intervenção, é oferecido o curso de extensão Gênero e Sexualidade na Escola (GSE), na modalidade semipresencial. Para a efetivação do curso, são escritos textos teóricos e didáticos pela equipe executora do projeto, membros do Gesepe. Esses textos são estudados e discutidos durante as atividades do curso, momento em que se realizam observação participante, oficinas e minicursos, tanto para professores e professoras da educação básica, sujeitos da pesquisa intervenção, quanto para alunos e alunas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Como resultados parciais de uma das pesquisas e ação formativa que aconteceu de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, constatou-se a ampliação de espaços de discussão sobre as questões de gênero e sexualidade na educação escolar do estado do Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Mota Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora adjunta do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (Gesepe).

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Mota Pinheiro da Silva, S. . (2019). GÊNERO E SEXUALIDADE EM PESQUISAS E NA FORMAÇÃO CONTINUADA: A EXPERIÊNCIA DO MARANHÃO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 30(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i1.98

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão