CONQUISTAS E DESAFIOS DAS EDUCADORAS E EDUCADORES ATUANTES EM EDUCAÇÃO SEXUAL

SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Mary Neide Damico Figueiró Professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Educação sexual, Sexualidade, Formação inicial, Formação continuada, Formação de professores( as)

Resumo

São urgentes e necessárias a formação inicial e a formação continuada de professores(as) para trabalhar a educação sexual nas escolas, sobretudo num período de forte conservadorismo. Com base em pesquisas e extensão universitárias desenvolvidas no período de 1995 a 2013 sobre a formação continuada
na área da educação sexual na Universidade de Londrina (UEL-PR), este texto pretende refletir sobre conquistas, superações e desafios interligados ao trabalho do(a) educador(a) e fornecer elementos que subsidiem a atuação dos(as) profissionais formadores(as). Entre algumas conquistas importantes para
a educadora que se dedica à educação sexual, podemos citar, por exemplo, o crescimento em sua visão pessoal a respeito da sexualidade, crescimento esse que pode refletir positivamente em sua vida sexual e a conquista de maior proximidade e amizade com seus alunos. Os desafios são vários e têm se acentuado devido à forte onda de conservadorismo. Um deles é a necessidade de superação da vergonha e do medo de falar sobre sexo. Concluímos que formadores(as) e educadores(as) necessitam conhecer os desafios e as alternativas que dão respaldo legal ao ensino da sexualidade nas escolas, para não se deixarem paralisar diante de ações repressoras feitas pelos inimigos da educação sexual. Necessitam, também, desenvolver o fortalecimento e a união dos profissionais que atuam nas escolas, começando pelo conhecimento do significado e do sentido da educação sexual planejada e intencional na vida de crianças, adolescentes e jovens.

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Biografia do Autor

Mary Neide Damico Figueiró, Professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Psicóloga (CRP 08/1210), doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Marília, e mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) desde 1999.

Publicado
2020-02-18
Como Citar
Neide Damico Figueiró, M. (2020). CONQUISTAS E DESAFIOS DAS EDUCADORAS E EDUCADORES ATUANTES EM EDUCAÇÃO SEXUAL: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 30(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i1.99
Seção
Opinativos e de Revisão