CONQUISTAS E DESAFIOS DAS EDUCADORAS E EDUCADORES ATUANTES EM EDUCAÇÃO SEXUAL
SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i1.99Palavras-chave:
Educação sexual, Sexualidade, Formação inicial, Formação continuada, Formação de professores( as)Resumo
São urgentes e necessárias a formação inicial e a formação continuada de professores(as) para trabalhar a educação sexual nas escolas, sobretudo num período de forte conservadorismo. Com base em pesquisas e extensão universitárias desenvolvidas no período de 1995 a 2013 sobre a formação continuada
na área da educação sexual na Universidade de Londrina (UEL-PR), este texto pretende refletir sobre conquistas, superações e desafios interligados ao trabalho do(a) educador(a) e fornecer elementos que subsidiem a atuação dos(as) profissionais formadores(as). Entre algumas conquistas importantes para
a educadora que se dedica à educação sexual, podemos citar, por exemplo, o crescimento em sua visão pessoal a respeito da sexualidade, crescimento esse que pode refletir positivamente em sua vida sexual e a conquista de maior proximidade e amizade com seus alunos. Os desafios são vários e têm se acentuado devido à forte onda de conservadorismo. Um deles é a necessidade de superação da vergonha e do medo de falar sobre sexo. Concluímos que formadores(as) e educadores(as) necessitam conhecer os desafios e as alternativas que dão respaldo legal ao ensino da sexualidade nas escolas, para não se deixarem paralisar diante de ações repressoras feitas pelos inimigos da educação sexual. Necessitam, também, desenvolver o fortalecimento e a união dos profissionais que atuam nas escolas, começando pelo conhecimento do significado e do sentido da educação sexual planejada e intencional na vida de crianças, adolescentes e jovens.