O SENTIDO DAS RELAÇÕES AMOROSAS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Adriana Martins Rabelo
  • Ana Lúcia Francisco

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i2.385

Palavras-chave:

Relações amorosas, contemporaneidade, cultura, subjetividade, psicologia clínica

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o sentido das relações amorosas na contemporaneidade. Para tanto faremos uma reflexão sobre o que significa amar na atualidade, enfocando algumas transformações ocorridas nas relações amorosas, enfatizando que a forma como estas relações se confi- guram está intimamente vinculada à paisagem social, cultural e subjetiva da qual fazem parte. Mostraremos que a contemporaneidade é caracterizada por uma cultura que privilegia a maximização do prazer, as relações descartáveis, a luta contra o tempo, a alta competitividade e o consumismo. Salientaremos que a contemporaneidade tem produzido uma subjetividade construída com base na falta de referências. Evidenciaremos que as relações humanas estão cada vez mais frágeis, esperando que o aprofundamento desta temática possa contribuir para situar o papel do psicólogo clínico neste contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Martins Rabelo

Psicóloga cl nica e psicoterapeuta, Especialista em Psicologia da Fam lia e em Intervenções
Cl nicas em Psicologia

Ana Lúcia Francisco

Profa. Dra. Docente da graduação e pós-graduação do departamento de psicologia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Coordenadora da linha de pesquisa "Práticas  Psicológicas em Instituições" e Líder do grupo de pesquisa em Psicologia clínica.

Downloads

Publicado

2007-12-16

Como Citar

Martins Rabelo, A. ., & Lúcia Francisco, A. . (2007). O SENTIDO DAS RELAÇÕES AMOROSAS NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 18(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i2.385

Edição

Seção

TEMA: FAMÍLIA, CASAIS E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES