A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v29i1.37Palabras clave:
Educação Sexual. Escola. Formação de Professores. Gênero. Sexualidade.Resumen
Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e produção dos dados por meio de Grupo Focal. Buscou-se conhecer as concepções e dificuldades de professoras de Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, sobre a sexualidade no ambiente escolar. A análise dos dados foi realizada mediante a análise de conteúdo temática, do tipo categorial, que produziu duas categorias temáticas. Os resultados apontaram dificuldades das professoras em relação à temática. A falta de conhecimento produz informações e crenças estereotipadas, representadas no cotidiano da escola em forma de preconceito e indiferença. O desconhecimento decorre de três fatores: formação deficiente sobre o tema, construções sócio-históricas e visão da sexualidade centrada no ponto de vista adulto. O estudo sinaliza questões importantes a serem incluídas na formação inicial e continuada de professores.