AÇÕES CONTRA HOMOFOBIA EM PROJETOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

Autores/as

  • Mary Neide Figueiró

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i2.397

Palabras clave:

Formação de educadores sexuais, homofobia, homossexuaidade

Resumen

O presente texto aborda a experiência em formação de educadores sexuais, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) - PR, destacando-se o período de 2006 a 2007, no qual o projeto de extensão ampliou-se, unindo- se ao Programa Brasil Sem Homofobia (MEC/SECAD, de Brasília). Desta forma, Grupos de Estudos sobre Educação Sexual (GEES), desenvolvidos desde 1995, passaram a ser reforçados por outras ações, quais sejam: assessoria aos profissionais já formados pelo GEES; realização de eventos sobre a temática, a fim de aprofundar o aprendizado e possibilitar a proximidade dos integrantes com homossexuais militantes e, ainda, sensibilizar outros para o combate à homofobia; realização de oficinas sobre diversidade sexual nas escolas; publicação e distribuição gratuita de livros sobre o tema. Inserida numa perspectiva de Educação Sexual emancipatória, a experiência tem sido uma clara demonstração do quanto o ensino sobre a sexualidade necessita estar vinculado a lutas sociais, entre essas, a luta contra a opressão, a discriminação e a violência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mary Neide Figueiró

Psicóloga e docente do Depto de Psicologia Social e Institucional da UEL. Mestre em Psicologia Escolar /USP e Doutora em Educação / UNESP. Especialista em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana - SBRASH. 

Publicado

2007-12-16

Cómo citar

Neide Figueiró, M. . (2007). AÇÕES CONTRA HOMOFOBIA EM PROJETOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 18(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i2.397

Número

Sección

Conferência