Sexualidade e agenesia de vagina

Autores

  • Paulo Roberto Bastos Canella
  • Lara D. Nowak

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i2.594

Resumo

O objetivodeste estudo foi avaliar a vivência afetiva e sexual das mu­ lheres com agenesia de vagina. Foram entrevistadas quinze clientes e os dados foram submetidos a análise qualitativa. Observamos que a maioria das clientes procuraram assistência por amenorréia. A revelação da anoma­ lia gera sensações de ansiedade, dúvida e insegurança quando as clientes se percebem diferentes das demais mulheres em função do defeito. A impossi­ bilidade de procriar é o fator mais marcante a ser trabalhado. Há necessi­ dadede adaptação e para tal é importante o apoio e a cooperação da família e do parceiro, sendo imprescindível a orientação por equipe médica e de psicólogos. Quanto à resposta sexual, observamos que não há interferência negativa sobre a fisiologia sexual pois, de modo geral, as cJjentes têm libido, lubrificam-se eficazmente para o coito (quando a vagina foi reconstituída)e relatam orgasmo em freqüência semelhante à população normal. Em relaçãoà dispareunia observamos, em alguns casos, dor na raiz das coxas, exatamente na base dos retalhos cutâneos da enxertia cirúrgica.A escolha do tratamento deveser em comum acordo com a cliente e para seu êxito é fundamental a assistência médica e psicológica. Na nossa experiência, a dilatação progressiva foi a melhor opção terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Bastos Canella

Professor Titular do lnstituto de Ginecologia da UFRJ e Mestrado em Sexologia - UGF.

Lara D. Nowak

Mestre em Ginecologia do Instituto de Ginecologia da UFRJ e Prof. Titular (interino) de Ginecologia da Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda.

Downloads

Publicado

2002-12-21

Como Citar

Roberto Bastos Canella, P. ., & D. Nowak, L. . (2002). Sexualidade e agenesia de vagina. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 13(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i2.594

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>