Sexualidade e hermenêutica existencial em história de vida de um educador sexual

Autores/as

  • Gilka Borge Correia

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v11i1.662

Resumen

Apresenta síntese do relato de uma das seis histórias de vida que com­ põem a amostra, resultante de entrevistas rea lizad as com educadores sexu­ ais, em 1998, na cidade de Curitiba, PR, Brasil. Segueo fio condutor da sua formação profissional na últimadécada. Busca uma intersecção entre medi­cina, sexualidade e educação evidenciando a deficiência da formação aca­ dêmica. Sustenta o pressuposto da escola inglesa de psicanálise de que a escolha da profissão é uma resposta inconsciente do "Ego" a um chamado interno. Na linha metodológica da fenomenologia hermenêutica estabelece categorias para interpretar a dinâmica do discurso do "eu pessoal" e do "eu profissional" na sua relação com os "outros". Analisa a enunciação do dis­ curso e articula as fases da história de vida com a constr ução da carreira profissional na perspectiva clássica de SUPER (1957). Desvela as fases do percurso de formação e as características de personalidade que possibilita-ram atitudes de enfrentamento. O educador sexual considera mais impor­ tante a qualidadeda relação de ajuda do que a atuação técnica. A história de v.ida revela que sofreu influências da ideologia repressiva da sua família e do contexto social e político do Brasil dos anos setenta.

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Publicado

2000-06-22

Cómo citar

Correia, G. B. (2000). Sexualidade e hermenêutica existencial em história de vida de um educador sexual. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 11(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v11i1.662

Número

Sección

Trabalhos de Pesquisa