PRAZER SEXUAL FEMININO

A EXPERIÊNCIA DO ORGASMO NA LITERATURA

Autores

  • Alexandra Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Wanderson Fernandes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i2.84

Palavras-chave:

Orgasmo, Prazer Sexual Feminino, Sexualidade Feminina, Funcionamento Sexual Feminino

Resumo

A experiência feminina de prazer sexual é atravessada por particularidades históricas, culturais,
biológicas, pessoais e relacionais, se constituindo como um dos principais desafios da sexualidade contemporânea. O orgasmo, considerado a expressão última do prazer, foi o foco deste artigo, visando-se prover subsídios para a compreensão dele, bem como da vivência subjetiva que o influencia. Foram revisados artigos recentes escritos em português, inglês e espanhol objetivando-se, em primeira instância, relatar o funcionamento sexual feminino, seguindo-se para o prazer funcional, resultante em orgasmo, e então as disfuncionalidades que costumam estar relacionadas à não obtenção do orgasmo. Abordou-se as especificidades do orgasmo feminino, incluindo-se desde o prazer obtido na díade, de forma solo, incluindo o período singular da gestação. A evolução dos conhecimentos em sexualidade feminina têm sido recentes e, embora analisados artigos de diferentes países, a literatura não foi conclusiva em definir as delimitações da experiência orgástica. A subjetividade presente na avaliação do prazer se apresenta como uma limitação à obtenção de conclusões, bem como variáveis culturais e relacionais, destacando-se o desconhecimento da própria mulher acerca de seu prazer e de seus direitos sexuais. Enfatiza-se a necessidade de mais publicações que se debrucem sobre a sexualidade feminina, em especial o prazer feminino e a experiência do orgasmo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Fernandes de Souza

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI). Doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e Mestre em Ciências pelo Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Epidemiologia) da ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Pereira, A., & Fernandes de Souza, W. . (2019). PRAZER SEXUAL FEMININO: A EXPERIÊNCIA DO ORGASMO NA LITERATURA. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 30(2), 31–37. https://doi.org/10.35919/rbsh.v30i2.84

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão