METÁFORAS CONCEPTUAIS E HETERONORMATIVIDADE
UMA ANÁLISE DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM "ROCK DAS ‘ARANHA’" DE RAUL SEIXAS
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v36.1280Palavras-chave:
Metáforas conceptuais, Gênero, Sexualidade, Representação LGBTQIA+, Análise crítica do discursoResumo
Este estudo analisa criticamente a representação da homossexualidade feminina e a heteronormatividade na música "Rock das Aranha" (1982), de Raul Seixas, por meio das metáforas conceptuais propostas por Lakoff e Johnson (1980) e dos estudos sobre heterossexualidade compulsória de Adrienne Rich (1980). A pesquisa, de natureza qualitativa, adota uma abordagem bibliográfica e aplica a análise crítica do discurso às letras da canção, com foco na identificação de metáforas para identificar dinâmicas de gênero e sexualidade. O corpus foi selecionado por sua relevância histórica e por articular criticamente a sexualidade lésbica em um contexto musical brasileiro dos anos 1980. Os resultados demonstram que metáforas como a "cobra" (símbolo falocêntrico) e as "aranhas" (representação do desejo lésbico) expõem a fragilidade da heteronormatividade, ao mesmo tempo que reforçam a marginalização da sexualidade feminina. Conclui-se que a obra de Seixas opera como um veículo artístico ambíguo: se por um lado se mostra transgressor ao abordar temas subversivos para a época, como a sexualidade, mostra-se também conservador ao tratar o desejo lésbico de maneira anormal. Recomenda-se a expansão de estudos similares, a fim de mapear a representação histórica da população LGBTQIA+ na música brasileira.
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