PERFIL E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DA REGIÃO DOS CAETÉS, SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO

Autores

  • Pê Nascimento Barbosa Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0002-8403-6777
  • Roseane do Socorro da Silva Matos Universidade Federal do Pará
  • Erica Feio Carneiro Nunes Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-1274-4686
  • Cibele Nazaré Câmara Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1162

Palavras-chave:

Identidade de Gênero, Transgêneros, Minorias Sexuais e de Gênero, Formação Profissional, Educação Continuada

Resumo

 Introdução: A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSILGBT+) objetiva a eliminação da discriminação e do preconceito institucional nos serviços de saúde, com ênfase na formação e capacitação profissional para o atendimento desta população. Objetivo: Verificar o perfil, a formação acadêmico-profissional em saúde e seus saberes sobre Identidade de Gênero. Materiais e Métodos: É um estudo transversal, realizado com profissionais da saúde atuantes na Região dos Caetés. Foram coletados dados em um questionário semiestruturado de forma on-line, pelo Google Forms, de Março a Agosto de 2021. Resultados: A amostra foi composta de 73 participantes, sendo 82,19% do sexo feminino, 100% cisgênera, com idade média de 32,37±7,80 anos, autodeclarados católicos (65,75%); a maioria dos profissionais de saúde são da Enfermagem (34,24%), atuantes na Atenção Terciária (50,68%). Os voluntários relatam não compreender a diferença entre pessoas Cisgênero e Transgênero (57,53%), admitindo não possuir formações sobre Identidade de Gênero ou Atendimento a Pessoas LGBTQIAPN+ (79,45%), entretanto, 87,67% compreendem a importância de formações sobre tal temática para o cuidado desta população. Conclusão: A formação acadêmica e permanente dos profissionais da saúde ainda carece de ensinamentos sobre a temática estudada, ponto fundamental no cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) dos cursos da Saúde, da Política Nacional de Educação Permanente e, principalmente, da PNSILGBT+.

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Biografia do Autor

Pê Nascimento Barbosa, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências do Movimento Humano e Residência em Saúde da Mulher e da Criança, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. 

Roseane do Socorro da Silva Matos, Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Pará e Doutora em Educação/Currículo e Formação de Professores. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, Pará, Brasil. 

Erica Feio Carneiro Nunes, Universidade do Estado do Pará

Docente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará e Doutora em Ciências da Reabilitação. Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Belém, Pará, Brasil. 

Cibele Nazaré Câmara Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Docente da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Pará e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento Humano. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Saúde, Belém, Pará, Brasil. 

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Publicado

2024-09-26

Como Citar

Barbosa, P. R. N., Matos, R. do S. da S., Nunes, E. F. C., & Rodrigues, C. N. C. (2024). PERFIL E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DA REGIÃO DOS CAETÉS, SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 35, 1162 . https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1162

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa

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