CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE SEXUALIDADE DAS PESSOAS COM LESÃO MEDULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v36.1164

Palavras-chave:

Sexualidade, Traumatismos da medula espinal, Tecnologia Educacional, Reabilitação, Pessoal de Saúde

Resumo

Objetivo: construir uma tecnologia educacional, do tipo livro digital, para estudantes e profissionais da área da saúde sobre sexualidade das pessoas com lesão medular. Método: pesquisa metodológica baseada no Design Instrucional que seguiu as fases de Análise, Design e Desenvolvimento. Foi realizada análise contextual utilizando instrumentos validados que passaram por Análise de Bardin e categorização segundo os Descritores de Saúde. Posteriormente, foram identificadas as necessidades de aprendizagem e definidos os objetivos de aprendizagem segundo a Taxonomia de Bloom. Ao final, foi executada uma revisão integrativa para subsidiar o conteúdo. Na fase de Design, foi realizado planejamento inicial do livro digital e para fase de Desenvolvimento utilizou-se a ferramenta Canva e o Guidelines for Ebook Design para estruturação do material. Resultados:  Para atender a competência de aquisição de conhecimento, foram selecionadas 23 temáticas e estabelecidos 17 objetivos educacionais no livro digital. Isso resultou num material com 66 páginas, distribuídas em 14 capítulos, abordando temáticas que afetam diretamente e indiretamente a sexualidade após a Lesão Medular. Conclusão: A tecnologia educacional construída, conforme o Design Instrucional, é pioneira e foi pautada na prática baseada em evidências. O livro digital aborda  os cuidados e intervenções que podem ser utilizados por profissionais e estudantes para atender à sexualidade das pessoas com Lesão Medular.

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Biografia do Autor

Luana Cristina Hencklein, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Campinas, São Paulo, Brasil.

Ruana Luiz Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Especialista em Saúde da Criança. Mestranda em Ciências da Saúde. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Campinas, São Paulo, Brasil. 

Suellen Cristina Dias Emidio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora. Doutora em Enfermagem. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Enfermagem, Departamento materno infantil e saúde pública. Programa de pós graduação da faculdade de enfermagem. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. 

Adriana Gomes Nogueira Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Professora. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão, Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz. Programa de pós-graduação em enfermagem e Programa de pós-graduação em Saúde e Tecnologia. Imperatriz, Maranhão, Brasil.

Ana Railka de Souza Oliveira-Kumakura, Universidade Estadual de Campinas/ Université Paris Cité

Professora. Doutora em Enfermagem. Département Universitaire en Sciences infirmières, UFR Médecine, Université Paris Cité, 75010 Paris, France. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Campinas, São Paulo, Brasil. ECEVE UMR 1123, INSERM (National Institute for Health and Medical Research), Université Paris Cité, 75010 Paris, France. 

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Hencklein, L. C., Silva, R. L. F. da, Emidio, S. C. D., Ferreira, A. G. N., & Oliveira-Kumakura, A. R. de S. (2025). CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE SEXUALIDADE DAS PESSOAS COM LESÃO MEDULAR . Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 36, 1164 . https://doi.org/10.35919/rbsh.v36.1164

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa