CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1167Palavras-chave:
Sexualidade, Construção Social do Gênero, Pessoas Transgênero, EnsinoResumo
A comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais, outros grupos e variações (LGBTQI+) ainda vivencia situações de discriminação e preconceito. No processo de saúde e doença, essas situações podem ser capazes de afetar a busca pela assistência à saúde. Este estudo objetivou analisar os conhecimentos e as vivências de estudantes de enfermagem sobre as questões de gênero e sexualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com 15 estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, durante agosto e outubro de 2021. Os dados foram obtidos a partir de formulário eletrônico e submetidos à análise de conteúdo temática. Os estudantes sinalizaram a necessidade de maior aprofundamento teórico sobre as questões de gênero e sexualidade, considerando que esses temas são abordados de forma pontual no contexto familiar e universitário. Eles indicaram o desejo de fornecer um cuidado digno, respeitando os direitos sexuais e reprodutivos dos indivíduos. Conclui-se que são necessárias estratégias de ensino e aprendizagem no ambiente universitário e nos serviços de saúde, envolvendo as questões de gênero e sexualidade, a fim de ampliar o debate em diferentes segmentos, permitindo o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos.
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