CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1167

Palavras-chave:

Sexualidade, Construção Social do Gênero, Pessoas Transgênero, Ensino

Resumo

A comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais, outros grupos e variações (LGBTQI+) ainda vivencia situações de discriminação e preconceito. No processo de saúde e doença, essas situações podem ser capazes de afetar a busca pela assistência à saúde. Este estudo objetivou analisar os conhecimentos e as vivências de estudantes de enfermagem sobre as questões de gênero e sexualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com 15 estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino superior, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, durante agosto e outubro de 2021. Os dados foram obtidos a partir de formulário eletrônico e submetidos à análise de conteúdo temática. Os estudantes sinalizaram a necessidade de maior aprofundamento teórico sobre as questões de gênero e sexualidade, considerando que esses temas são abordados de forma pontual no contexto familiar e universitário. Eles indicaram o desejo de fornecer um cuidado digno, respeitando os direitos sexuais e reprodutivos dos indivíduos. Conclui-se que são necessárias estratégias de ensino e aprendizagem no ambiente universitário e nos serviços de saúde, envolvendo as questões de gênero e sexualidade, a fim de ampliar o debate em diferentes segmentos, permitindo o respeito aos direitos sexuais e reprodutivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Machado da Silva, Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Residente em Atenção Básica pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS). Av. Ipiranga, 6311 - Partenon, CEP 90610-001, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Celular: (55) 99647-6313. E-mail: juliamachadosilva49@gmail.com

Carolina Heleonora Pilger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), R. São Manoel, 963 - Rio Branco, CEP 90620-110, Porto Alegre, Rio Grande do Sul Brasil. Celular: (51) 998367808. E-mail: carolinapilger@gmail.com

Jussara Mendes Lipinski, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Aposentada do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). BR 472 - Km 585, CEP 97501-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Celular: (55) 991517721. E-mail: jussaralipinski@gmail.com

Lisie Alende Prates , Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). BR 472 - Km 585, CEP 97501-970, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil. Celular: (55) 984276746. E-mail: lisieprates@unipampa.edu.br

Alinne de Lima Bonetti , Universidade Federal de Santa Catarina

Antropóloga. Doutora em Ciências Sociais. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Departamento de Antropologia. Campus Reitor João David Ferreira Lima Trindade. CEP 88040900 - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Celular: (48) 37214129. E-mail: alinne.bonetti@gmail.com

Referências

ANGELO, L.K.G., et al. Influência familiar e de outras fontes de informações na construção dos conhecimentos dos adolescentes acerca da sexualidade. Brazilian Journal of Development, v.7, n.2, p.20433–20444, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25367. Acesso em: 25 jan. 2023.

BEZERRA, M.V.R, et al. Política de saúde LGBT e sua invisibilidade nas publicações em saúde coletiva. Saúde em Debate, v.43, n.9, p.305-323, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S822. Acesso em: 13 mai. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucaon-573-

de-31-de-janeiro-de-2018-48742847. Acesso em 10 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_lesbicas_gays.pdf. Acesso em: 20 mai. 2023.

DUARTE, D.D., et al. A perspectiva do enfermeiro no cuidado diante da pessoa trans. Research, Society and Development, v.9, n.4, e61942845, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2845. Acesso em: 24 abr. 2023.

FERREIRA, E.A. et al. Sexualidade na Percepção de Adolescentes Estudantes da Rede Pública de Ensino: Contribuição para o Cuidado. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v.11, n.5, p.1207–1212, 2019. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7403. Acesso em: 25 jan. 2023.

GONÇALVES, J.R.; LUSTOSA, G.R. Análise do conhecimento de enfermeiros relacionado à assistência à população LGBT. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v.2, n.5, p. 226–239, 2019. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/314. Acesso em: 18 jun. 2023.

GOMES, R., et al. Gênero, direitos sexuais e suas implicações na saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.23, n.6, p.1997–2006, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04872018. Acesso em: 27 jul. 2023.

KOREN, A. Reproductive health for teens: parents want in too. Journal of Sex Marital Therapy, v.45, n.5, p.406-413, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0092623X.2018.1549635. Acesso em: 26 jun. 2023.

LIMA, L.V. et al. Educação sexual com adolescentes no contexto familiar à luz da (anti)dialogicidade freireana. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 27, e220651, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/interface.220651. Acesso em 25 dez. 2023.

LOVISON, R., et al. Travestis e transexuais: despindo as percepções acerca do acesso e assistência em saúde. Enfermagem em Foco, v.10, n.5, p.167-172, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n5.2370. Acesso em: 17 abr. 2023.

MELLO, L. et al. Políticas de saúde para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil: em busca de universalidade, integralidade e equidade. Sexualidad, Salud Y Sociedad, v. 9, p. 7–28, 2011. https://doi.org/10.1590/S1984-64872011000400002. Acesso em: 10 mai. 2024.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec; 2014. 604p.

MONTEIRO, S., BRIGEIRO, M. Experiências de acesso de mulheres trans/travestis aos serviços de saúde: avanços, limites e tensões. Cadernos de Saúde Pública, v.35, e00111318, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00111318. Acesso em: 21 abr, 2023.

NOGUEIRA, I.C. et al. O debate de gênero como desafio na formação de enfermeiras e enfermeiros. Revista Brasileira de Enfermagem, v.74, n.5, p. e20201001, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1001. Acesso em: 25 jan. 2023.

OLIVEIRA, G.S., et al. Serviços de saúde para lésbicas, gays, bissexuais e travestis/transexuais. Revista de Enfermagem UFPE on line, v.12, n.10, p.2598-2609, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i10a237014p2598-2609-2018. Acesso em: 13 abr. 2023.

PINA-OLIVEIRA, A.A., et al. Perspectivas de graduandos em saúde sobre a temática minorias sexuais e de gênero na formação. Enfermagem em Foco, v.12, n.5, p.1017-1025, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.4675. Acesso em: 16 jun. 2023.

PRADO, E. A. J.; SOUSA, M. F. Políticas públicas e a saúde da população LGBT: uma revisão integrativa. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 11, n. 1, p. 69-80, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i1.1895. Acesso em: 10 mai. 2024.

POMPEU, S.L.E., SOUZA, E.M.A. A discriminação homofóbica por meio do humor: Naturalização e manutenção da heteronormatividade no contexto organizacional. Revista Organizações & Sociedade, v.26, n.9, p.645-664, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-9260912. Acesso em: 10 abr. 2023.

QUEIROZ, A.B.A., et al. Transexualidade e demandas de saúde: representações de graduandos de Enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v.44, e20220046, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2023.20220046.pt. Acesso em: 14 dez. 2023.

REIS, T. Manual de Comunicação LGBTI+. 2. ed. Curitiba: NEAB/UFPR, 2018. Disponível em: https://www.ibdsex.org.br/collection/manual-decomunicacao-lgbti/. Acesso em: 25 ago. 2023.

ROCON, P.C., et al. Acesso à saúde pela população trans no brasil: nas entrelinhas da revisão integrativa. Trabalho, Educação e Saúde, v.18, n.1, p.1-18, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00234. Acesso em: 20 abr. 2023.

ROSA, D.F., et al. Assistência de Enfermagem à população trans: gêneros na perspectiva da prática profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, v.72, n.1, p.311-319, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0644. Acesso em: 22 jul. 2023.

SANTOS, J.S.; SILVA, R.N.; FERREIRA, M.A. Saúde da população LGBTI+ na Atenção Primária à Saúde e a inserção da Enfermagem. Escola Anna Nery, v.23, n.4, p.1-6, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0162. Acesso em: 15 abr. 2023.

SANTOS, I. L. Igualdade, equidade e justiça na saúde à luz da bioética. Revista Bioética, v. 28, n. 2, p. 229–238, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422020282384. Acesso em: 10 mai. 2024.

SILVA, A.M., et al. O olhar da enfermagem na assistência a pessoa trans. Enfermagem Revista, v.21, n.3, p.85-105, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/enfermagemrevista/article/view/19325/14332. Acesso em: 13 abr. 2023.

SILVA, J.M.N.; RASERA, E. F. Gênero e sexualidade no currículo dos cursos de graduação em saúde coletiva. Saúde e Sociedade, v.33, n.1, e220037pt, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902024220037pt. Acesso em: 10 mai. 2024.

SILVA, T.R.F., et al. Representações dos estudantes de enfermagem sobre sexualidade: entre estereótipos e tabus. Trabalho, Educação e Saúde, v.17, n.2, p.1-18, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00202. Acesso em: 25 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

da Silva, J. M., Pilger, C. H., Lipinski, J. M., Prates , L. A., & Bonetti , A. de L. (2024). CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 35, 1167. https://doi.org/10.35919/rbsh.v35.1167

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa