SAÚDE E EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE DE ADULTOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v36.1212Palavras-chave:
Sexualidade, Adulto jovem, Educação em Sexualidade, SaúdeResumo
O objetivo deste estudo foi mapear as evidências científicas sobre saúde e educação em sexualidade de adultos com Transtorno do Espectro Autista, utilizando o método de revisão integrativa da literatura. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library (SCIELO), National Library of Medicine (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). As onze publicações incluídas e analisadas foram publicadas entre os anos de 2015 e 2023. Os estudos selecionados sobre a temática são de âmbito nacional e internacional, com abordagens quantitativa, qualitativa, estudos de caso e análises temáticas de entrevistas. Os objetos dos estudos trazem os desafios enfrentados por indivíduos com TEA no âmbito sexual, resultando em uma lacuna considerável ao longo da vida. Apresentam a problemática da falta de educação em sexualidade dentro e fora de casa, junto ao desconforto dos pais e cuidadores em relação à sexualidade dos indivíduos autistas, contribuindo para a dessexualização e a falta de compreensão sobre comportamentos sexuais autistas, levando a uma série de vulnerabilidades sexuais, incluindo vitimização, risco aumentado de contrair uma infecção sexualmente transmissível e comportamentos sexuais inadequados. Com base nisso, conclui-se que a educação em sexualidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista continua a representar uma barreira significativa que requer uma abordagem mais abrangente. A falta de atenção dedicada a esse campo de estudo é evidente tanto na literatura nacional quanto internacional, o que destaca uma lacuna considerável a ser explorada em estudos futuros. A complexidade das necessidades sexuais e relacionais desses indivíduos exige uma compreensão mais aprofundada e uma abordagem mais inclusiva na formulação de políticas públicas e programas educacionais.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5 ed. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596. Acesso em: 02 fev. 2024.
BARNETT, J. P.; MATICKA-TYNDALE, E. Qualitative Exploration of Sexual Experiences Among Adults on the Autism Spectrum: Implications for Sex Education. Perspect Sex Reprod H, n. 47, p. 171-179, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1363/47e5715. Acesso em: 02 fev. 2024.
CREHAN, E. T.; ROCHA, J.; SCLAR, J.; WARD, O.; DONAGHUE, A. Topics and timing of sexuality and relationship education for autistic and non-autistic adults in the United States. Disabil Health J, v. 16, n. 3, p. 101466, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.dhjo.2023.101466. Acesso em: 02 fev. 2024.
DE TILIO, R. Transtornos do Espectro Autista e sexualidade: um relato de caso na perspectiva do cuidador. Psicol Conoc Soc, Montevideo, v. 7, n. 1, p. 36-58, 2017. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-70262017000100036&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 02 fev. 2024.
DEWINTTER, J.; DE GRAAF, H.; BEGEER, S. Sexual Orientation, Gender Identity, and Romantic Relationships in Adolescents and Adults with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord, v. 47, p. 2927–2934, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-017-3199-9. Acesso em: 02 fev. 2024.
GIRARDI, A.; CURRAN, M. S.; SNYDER, B. L. Healthy Intimate Relationships and the Adult With Autism. Journal of the American Psychiatric Nurses Association, v. 27, n. 5, p. 405-414, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1078390320949923. Acesso em: 02 fev. 2024.
HERVAS, A.; PONT, C. Desarrollo afectivo-sexual en las personas con trastornos del espectro autista. Medicina (B. Aires), Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 80, supl. 2, p. 7-11, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0025-76802020000200003. Acesso em: 02 fev. 2024.
KOHN, B. H.; VIDAL, P.; CHIAO, R.; PANTALONE, D.W.; FAJA, S. Sexual Knowledge, Experiences, and Pragmatic Language in Adults With and Without Autism: Implications for Sex Education. J Autism Dev Disord, v. 53, p. 3770–3786, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-022-05659-z. Acesso em: 02 fev. 2024.
PEIXOTO, C.; RONDON, D. A.; CARDOSO, A.; VERAS, A. B. High functioning autism disorder: marital relationships and sexual offending. J Bras Psiqu, v. 66, n. 2, p. 116–119, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000159. Acesso em: 02 fev. 2024.
PETERS, M. D. J.; MARNIE, C.; TRICCO, A. C.; POLLOCK, D.; MUNN, Z.; ALEXANDER, L.; MCINERNEY, P.; GODFREY, C. M.; KHALIL, H. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI Evid Synth, v. 18, n. 10, p. 2119-2126, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11124/jbies-20-00167. Acesso em: 02 fev. 2024.
SCHOTTLE, D.; BRIKEN, P.; TUSCHER, O.; TURNER, D. Sexuality in autism: hypersexual and paraphilic behavior in women and men with high-functioning autism spectrum disorder. Dialogues in Clinical Neuroscience, v. 19, n. 4, p. 381-393, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.31887/dcns.2017.19.4/dschoettle. Acesso em: 02 fev. 2024.
TURNER, D.; BRIKEN, P.; SCHOTTLE, D. Autism-spectrum disordes in adolescence and adulthood: focus on sexuality. Current opinion in Psychiatry, v. 30, n. 6, p. 409-416, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1097/yco.0000000000000369. Acesso em: 02 fev. 2024.
WEIR, E.; ALISSON, C.; BARON-COHEN, S. The sexual health, orientation, and activity of autistic adolescents and adults. Autism Res. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/aur.2604. Acesso em: 02 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Beatriz Salgueiro dos Santos, Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, Felipe Franklin Leite Lira, Lucas Cavalcante Chalegre, Maria Júlia Barros da Silva Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.