CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL

A TRAJETÓRIA DA DENÚNCIA DESDE A "REVELAÇÃO NÃO ACEITA" À "REVELAÇÃO ACEITA"

Autores

  • Edilene J. de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i2.468

Palavras-chave:

Abuso sexual, revelação não aceita, revelação aceita

Resumo

Este trabalho dialoga com as expressões comumente utilizadas na teoria e mesmo na clínica relativas ao abuso sexual: síndrome do segredo e revelação do segredo. Entendemos, a partir da nossa experiência clínica de atendimento a adolescentes vítimas de abuso, que os termos "revelação não aceita" e "revelação aceita" são mais adequados para o entendimento, identifica- ção, acolhimento e tratamento das situações de abuso sexual, considerando o espaço familiar e o espaço público das pessoas que convivem com a criança ou adolescente em situação de violência e com ele atuam nas instâncias de assistência, proteção e garantia de direitos. "Revelação não aceita" se configura como as expressões não verbais, como as manifestadas pelo corpo e pela emoção, e mesmo aquelas verbalmente expressas, mas desqualificadas pelo adulto. "Revelação aceita", por sua vez, se configura como o momento em que a revelação é aceita como efetivamente ocorrida no espaço intrafamiliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene J. de Almeida

Psicóloga Cl nica Especialista em nformação Cient fica e Tecnológica em Saúde/F OCRUZ- GHC. Formação em Psicopedagogia Cl nica Coordenadora e psicoterapeuta no Ambulatório MS. 

Downloads

Publicado

2005-12-16

Como Citar

J. de Almeida, E. . (2005). CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL: A TRAJETÓRIA DA DENÚNCIA DESDE A "REVELAÇÃO NÃO ACEITA" À "REVELAÇÃO ACEITA". Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 16(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i2.468

Edição

Seção

TEMA: PEDOFILIA