EDUCAÇÃO SEXUAL E COMPORTAMENTO PREVENTIVO DE UNIVERSITÁRIOS

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Miriam Tachibana
  • Isabel Cristina Dib Bariani

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.512

Palavras-chave:

Educação Sexual, Estudantes Universitários, Comportamento Preventivo

Resumo

Tendo em vista todos os problemas sociais envolvendo o comportamento sexual dos adolescentes (tais como o elevado índice de gravidez nesta fase; a incidência freqüente de abortos e um aumento nos casos de doenças venéreas), este estudo procurou verificar se a educação sexual advinda da escola e da família - as instituições sociais mais apropriadas para realizar esse tipo de orientação - influencia para que o adolescente adote um comportamento sexual preventivo. Foram aplicados, acidentalmente, questionários semi-abertos, em 149 estudantes de uma universidade do interior do estado de São Paulo. Constatou-se que apesar de 79,9% dos informantes apontarem ter recebido educação sexual satisfatória, não foram todos que fizeram uso de métodos preventivos, na primeira relação sexual, e que os utilizam, em suas relações sexuais atuais. Ainda, alguns estudantes demonstraram ter o "pensamento mágico" de que não têm como engravidar ou contrair alguma doença venérea, embora não se previnam eficazmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Tachibana

Psicóloga formada na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e aprimoranda em Psicologia clínica na saúde reprodutiva da mulher na Universidade Estadual de Campinas. 

Isabel Cristina Dib Bariani

Docente do curso de Pscologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Downloads

Publicado

2004-05-16

Como Citar

Tachibana, M. ., & Cristina Dib Bariani, I. . (2004). EDUCAÇÃO SEXUAL E COMPORTAMENTO PREVENTIVO DE UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.512

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa