Psicogênese e tratamento da disfunção erétil-abordagem psicanalítica

Autores

  • José Carlos Carpilovsky

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.599

Resumo

O autor aborda alguns problemas dos pacientes com Disfunção Erétil Psicogê nica, inicialmente sob o pontode vista da Psicanálise Clássica (con­ flitos entre os desejos, pulsões, e as instâncias repressoras). Relaciona os conflitos à agressividade , e à projeção desta, cuja conseqüência pode ser o desejo, inconsciente, denãoter relações sexuais. Faz uma rápida visitaa outros autores e técnicas, e traz uma experiên­ cia de atendimento institucional a grupos de tempo e objetivo limitados, psicoterapia breve, 3 a 4 meses de duração. A abordagem é psicana lítica mas, quando necessá rio, são incluídos recu rsos cogniti vos, comporta­ mentais e, inclusive, medicamentos. Os resultadostêm sido muito bons, su­ perando 75% de melhoras altamente sig nificativos, ou de" curas ". A partir desta experiência, sugere que a origem dos sintomas é muito precoce, e que se devea uma deficiente estruturação do self, por necessidades básicas não preenchidas. É isto que pennite o" adoecer", através das situações ditas desencadeantes. A elaboração destas" faltas"conduz nãosó à remissão dos sintomas, como a uma melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Carpilovsky

Médico psiquiatra e psiconalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), da Sociedade de Psicoterapia de Grupo do Estado do Rio de Janeiro (SPAG-E. RIO) e da Associação Psiquitltrica do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2002-05-21

Como Citar

Carlos Carpilovsky, J. . (2002). Psicogênese e tratamento da disfunção erétil-abordagem psicanalítica. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 13(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.599

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)