VIOLÊNCIA CONTRA ADOLESCENTES E JOVENS HOMOSSEXUAIS E OS IMPACTOS NA SAÚDE

REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Iara Falleiros Braga Universidade Federal da Paraíba
  • Taison Regis Penariol Natarelli Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marilurdes Silva Farias Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v29i1.48

Palavras-chave:

Adolescente. Violência. Homofobia. Saúde do adolescente.

Resumo

Realizou-se uma revisão integrativa com o objetivo de investigar as evidências disponíveis na literatura sobre a violência contra adolescentes e jovens homossexuais. Foram consultadas as bases de dados PubMed, LILACS, CINAHL e Web of Science considerando as publicações de 2010 a 2015. Foram selecionados 14 artigos a partir dos quais foram extraídas três unidades temáticas: tipos de violência e seus contextos; Impactos da violência na saúde e Sexualidade e educação. Os resultados evidenciaram que a violência tem potencializado a vulnerabilidade a que os adolescentes e jovens estão expostos. A heteronormatividade tem legitimado a produção e a manutenção de diversas situações de violência, em diversos contextos de convivência desses adolescentes e jovens, com sérios impactos em suas saúdes. Ressalta-se a necessidade de futuras pesquisas acerca da violência sofrida e vivenciada no cotidiano dessa população, buscando contribuir para políticas públicas e de formação profissional, especialmente nas áreas da saúde e da educação, que se pautem na proteção integral, na equidade, nos direitos humanos, no respeito à diversidade sexual, visando a ressignificação da normalidade expressa pela sexualidade enquanto um dispositivo de poder e controle, e o seu padrão heteronormativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Falleiros Braga, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Terapeuta Ocupacional e doutora em Ciências.

Taison Regis Penariol Natarelli, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Enfermeiro, especialista em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). 

Marilurdes Silva Farias, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências. Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo

Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). 

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Braga, I. F., Natarelli, T. R. P., Farias, M. S., & Silva, M. A. I. (2018). VIOLÊNCIA CONTRA ADOLESCENTES E JOVENS HOMOSSEXUAIS E OS IMPACTOS NA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 29(1), 110–121. https://doi.org/10.35919/rbsh.v29i1.48

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)