A DISCIPLINA DE SEXUALIDADE SOB O OLHAR DAS CORRENTES EDUCATIVAS

ANÁLISE DE UM PLANO DE CURSO

Autores

  • Yeda Portela

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v23i2.195

Palavras-chave:

sexualidade, ensino superior, correntes educativas

Resumo

Com base no aumento de diversos problemas sociais, principalmente aqueles relacionados à gravidez e a doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes, apresenta-se como proposta a necessidade de implantação da educação sexual nas escolas como forma de minimizar tais questões. A introdução da temática sobre sexualidade é um dos caminhos utilizados pelas instituições de nível superior para a efetiva qualificação de alguns seguimentos profissionais, principalmente aqueles que envolvam a formação do professor no curso de graduação em Pedagogia. Este artigo tem como objetivo analisar um planejamento educacional formal – um Plano de Curso. Esta análise tem como base o estudo de diversas correntes educativas que foram submetidas às alterações de acordo com o devir histórico-social; bem como a orientação do Ministério da Educação por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais
(1988). Assim, ressalta-se a importância da inclusão de uma disciplina específica que envolva os temas sexualidade e orientação sexual nos diversos níveis da educação brasileira, mais especificamente nos cursos de formação de professores nível superior, como tendência atual de uma educação democrática, libertadora e transformadora com anuência do Estado, a fim de estimular a reflexão e a possível mudança de comportamento de crianças e de jovens a partir da problematização e do debate das diversas temáticas atuais sobre sexualidade, diversidade e cidadania, inspirado na própria realidade e experiência vivida pelos aprendizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Portela, Y. . (2012). A DISCIPLINA DE SEXUALIDADE SOB O OLHAR DAS CORRENTES EDUCATIVAS: ANÁLISE DE UM PLANO DE CURSO. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 23(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v23i2.195

Edição

Seção

Artigos Opinativos e de Atualização