OLHARES SOBRE O DESEJO SEXUAL

Autores

  • Maria do Carmo de Andrade-Silvai

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.414

Palavras-chave:

Desejo Sexual, interferências biopsicosociais

Resumo

A comunicação e o simbolismo transformaram o significado do impulso sexual nos humanos. A comunicação emocional e a linguagem simbólica, associadas às capacidades intelectuais e sociais, produzem uma alteração qualitativa, transformando o coito em relação. A sexualidade passa a poder ser ensinada, regulamentada, reprimida ou supervalorizada, possuindo fortes condicionantes sociais e encontrando-se inter relacionada, às diversas experiências emocionais do desenvolvimento de cada um. O desejo sofre interferências múltiplas, advindas desde o período fetal, equilíbrio neuro- endócrino, interações familiares, vínculos afetivo-sexuais, normas morais e religiosas, os interditos sociais, as interações pessoais, a atração, o apaixona- mento, o equilíbrio hormonal, o "outro", enfim, à saúde física, psíquica e social. Fatores que caracterizam e diferenciam o comportamento e o desejo sexual de cada um. Segundo Masters e Johnson (1997), não importa o quanto seja interessante tentar descrever um modelo prático dos vários componentes do desejo sexual, o que falta sempre é a sutileza que distingue a luxúria ou a paixão, das outras variedades de desejo sexual. O erotismo é um processo multifacetado, através do qual, nossa capacidade inata para a "tesão" foi moldada, suprimida ou supervalorizada. A moldagem erótica, ou a forma como se constituirão os conteúdos desejados, se fará através de mensagens claras ou sutis, conscientes ou inconscientes, conectadas às vivências afetivo- sexuais de cada um. O resultado de tudo isso irá esculpir a forma, a intensidade, os objetos e as possibilidades de manifestação do desejo (latente, fantasiado, expresso ou executado).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Andrade-Silvai

Psicóloga. Mestre em Psicologia e Livre Docente em Sexualidade Humana. Coordenadora do Ambulatório de Sexologia do Instituto de Ginecologia da UFRJ.

Downloads

Publicado

2007-05-16

Como Citar

do Carmo de Andrade-Silvai, M. . (2007). OLHARES SOBRE O DESEJO SEXUAL. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 18(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v18i1.414

Edição

Seção

Conferência