Discutindo e refletindo sexualidade-AIDS com professoras das séries iniciais do ensino fundamental

Authors

  • Paula Regina Costa Ribeiro
  • Diogo Onofre Souza

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i2.592

Abstract

Neste artigo apresentamos o curso intitulado "Discutindo e refletindo sexualidade-AIDS com professoras das séries iniciais do Ensino Funda­ mental" ministrado para professoras da rede escolar pública e particular do município de Rio Grande/RS. Esse teve como objetivos principais discutir representações de sexualidade-AIDS, problematizar a idéia vigente da se­ xualidade como uma essência manifestada pelo desejo ou pelos processos biológicos do corpo e refletir sobre a sexualidade como um dispositivo que articula saberes/poderes para o governo do corpo e da vida das pessoas. O curso foi estruturado de forma que as professoras pudessem participar da proposta de trabalho , de acordo com seus interesse s, uma vez que visava estabelecer em conjunto o seu currículo. Pensar a sex ualidade como uma construção sócio-histórica, não inerente ao ser humano, talvez crie con­dições para que se problematize os discursos vigentes na escola sobre a sexualidade das crianças nos aspectos biológico, família-reprodução, criança inocente-assexuada e pedagógico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Regina Costa Ribeiro

Doutomnda do CPG em Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universi­ dade Federal do Rio Grande do SuVUFRGS e Professora da Fundação Universidade Fe­ deral do Rio Grn.ndc/FURG

Diogo Onofre Souza

Doutor do CPG em Bioquímica, lnslitulo de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do SuVUFRGS.

Published

2002-12-21

How to Cite

Regina Costa Ribeiro, P. ., & Onofre Souza, D. . (2002). Discutindo e refletindo sexualidade-AIDS com professoras das séries iniciais do ensino fundamental . Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 13(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i2.592

Issue

Section

Trabalhos de Pesquisa

Most read articles by the same author(s)