Discutindo e refletindo sexualidade-AIDS com professoras das séries iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i2.592Resumen
Neste artigo apresentamos o curso intitulado "Discutindo e refletindo sexualidade-AIDS com professoras das séries iniciais do Ensino Funda mental" ministrado para professoras da rede escolar pública e particular do município de Rio Grande/RS. Esse teve como objetivos principais discutir representações de sexualidade-AIDS, problematizar a idéia vigente da se xualidade como uma essência manifestada pelo desejo ou pelos processos biológicos do corpo e refletir sobre a sexualidade como um dispositivo que articula saberes/poderes para o governo do corpo e da vida das pessoas. O curso foi estruturado de forma que as professoras pudessem participar da proposta de trabalho , de acordo com seus interesse s, uma vez que visava estabelecer em conjunto o seu currículo. Pensar a sex ualidade como uma construção sócio-histórica, não inerente ao ser humano, talvez crie condições para que se problematize os discursos vigentes na escola sobre a sexualidade das crianças nos aspectos biológico, família-reprodução, criança inocente-assexuada e pedagógico.