REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA CIENTÍFICA NACIONAL ACERCA DA HISTÓRIA DO HIV/AIDS.

Autores

  • Italo Fernandes Universidade Estadual Paulista
  • Maria Alves de Toledo Bruns Universidade de São Paulo / Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i1.916

Palavras-chave:

HIV/AIDS., Educação Sexual., Revisão sistematizada.

Resumo

Cerca de 37 milhões de pessoas no mundo, sendo 966 mil no Brasil, em particular, convive com o vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV/AIDS). A doença teve seus primeiros registros no início da década de 1980. Dois pesquisadores são destaques na descoberta do vírus. Os médicos e pesquisadores Robert Charles Gallo, e Luc Montagnier. Partindo dessa evidência, emergiu a questão norteadora: “o que a literatura científica nacional oferece sobre a história do HIV/AIDS?”. Para responder essa indagação foi realizado uma revisão sistemática e meta-análise nas bases de dados: SciELO e BDTD.  Os descritores combinados foram: “aids or hiv”, “origem or descoberta or história”, “epidemia”. Resultados: 217 trabalhos publicados (Scielo n= 49; BDTD n= 168) excluídos 209 por não atender a temática. Foram analisados 8 estudos na íntegra. Posteriormente categorizados por eixos temáticos: (1) A doença na interface com o estigma; (2) A doença na interface com as políticas de saúde pública; e (3) A doença na interface com a mídia. Fica evidente que há um grande acervo de pesquisas sobre HIV/AIDS no Brasil. Lamentavelmente, nesses estudos analisados, em nenhum momento o diálogo familiar é apontado como forma de resposta da epidemia do vírus. Portanto, é importante considerar, que as matrizes de sentido, família e escola, devem assumir um diálogo amoroso e esclarecedor com os adolescentes e jovens, pautado em evidências e comprometida com a saúde sexual contemporânea em prol de uma melhor qualidade de vida afetivo-sexual de todos/todas brasileiros/brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Italo Fernandes, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – campus Araraquara.

Maria Alves de Toledo Bruns, Universidade de São Paulo / Universidade Estadual Paulista

Pós-doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) – campus Ribeirão Preto.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – campus Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, Campus Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

Fernandes, I., & Alves de Toledo Bruns, M. (2021). REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA CIENTÍFICA NACIONAL ACERCA DA HISTÓRIA DO HIV/AIDS. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 32(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v32i1.916

Edição

Seção

Opinativos e de Revisão