A EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

UM ESTUDO COM PROFESSORES

Autores

  • Carla Leitão da Silva Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0003-4149-1910
  • Carolina Agostinho de Jesus Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0002-9150-6626
  • Jaiane Maria Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Mônica da Costa Vidal Universidade Estadual do Ceará
  • Renata Fernandes de Matos Universidade Estadual do Ceará
  • Aline Gabriella Trotta Provasi Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-1070-6176

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v33.1044

Palavras-chave:

Sexualidade, Educação, Ensino básico

Resumo

A educação sexual é trabalhada por muitos professores apenas pelo viés biológico; assim, faz-se necessária a investigação de como essa transcorreu no período do ensino remoto. Além disso, a temática é permeada por princípios conservadores e controladores adotadas por muitas instituições de ensino. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi identificar como a educação sexual foi trabalhada durante o ensino remoto, bem como a concepção dos professores sobre o assunto. Para isso, participaram da pesquisa 22 professores ativos da Educação Básica com atuação em diferentes disciplinas. A pesquisa de campo aconteceu por meio de um questionário anônimo adaptado, sendo divulgado por meio do Google Forms em diversas redes sociais. Diante dos resultados obtidos, foi possível identificar que a educação sexual foi trabalhada principalmente pela visão biológica-higienista, mesmo os professores reconhecendo o interesse dos alunos para a inclusão de discussões que envolvam o gênero, por exemplo. Assim sendo, conclui-se que o ensino da educação sexual mesmo no período do ensino remoto ainda seguiu embasada no silenciamento, principalmente quando envolve questões de gênero.

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Biografia do Autor

Carla Leitão da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, Brasil.

Carolina Agostinho de Jesus, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Brasil.

Jaiane Maria Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Biodiversidade, Universidade Federal da Paraíba, Areia, Brasil.

Mônica da Costa Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará, Iguatu, Brasil.

Renata Fernandes de Matos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Agronomia/Fitotecnia e Professora Substituta da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu, Universidade Estadual do Ceará, Iguatu, Brasil.

Aline Gabriella Trotta Provasi, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora da rede estadual de São Paulo.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

Silva, C. L. da, Jesus, C. A. de, Silva, J. M., Vidal, M. da C., Matos, R. F. de, & Provasi, A. G. T. (2022). A EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM PROFESSORES. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 33, 1044. https://doi.org/10.35919/rbsh.v33.1044

Edição

Seção

Trabalhos de Pesquisa