ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL INFANTIL NA PERSPECTIVA DA PSICANÁLISE EM CRIANÇAS DE CACOAL-RO
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v23i2.194Palabras clave:
psicanálise, sexualidade infantil, fases psicossexuais, educação sexualResumen
A sexualidade consiste numa construção social, histórica e cultural que transcende a genitalidade, no entanto, ainda se constitui em assunto tabu, mesmo que, paradoxalmente cercada de um excesso de exposição sob as mais diversas mídias na atualidade. Objetivou-se realizar um estudo sobre o desenvolvimento psicossexual infantil na perspectiva da Psicanálise. Trata-se de pesquisa qualitativa, com base na observação de 04 (quatro) crianças em fase psicossexuais distintas, com aplicação de entrevista semiestruturada a seus pais. Identificou-se a existência das fases psicossexuais das crianças, com as respectivas vivências do Complexo de Édipo, Autoerotismo infantil, Ambivalência de sentimentos em relação aos pais, Complexo de Castração, entre outros conceitos. Já os pais manifestaram surpresa, curiosidade e dificuldade em lidar com o tema da sexualidade dos filhos. Conclui-se, pela constatação de elementos constitutivos da teoria psicanalítica da sexualidade infantil, a dificuldade dos pais em compreender os fenômenos relacionados, o que demanda do psicólogo uma intervenção educativa.