UNIVERSO DA SEXUALIDADE NAS NOVAS FAMÍLIAS

Autores/as

  • Cláudia Bello Sarturi

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i1.489

Palabras clave:

Sexualidade, Recasamento, Novas famílias

Resumen

O arranjo das novas famílias e sua sexualidade consiste num tema bastante atual, uma vez que as separações são cada vez mais freqüentes em nosso panorama social. Por conseqüência dessas separações, surge a busca por novas relações, cujo resultado inaugura as novas configurações de relacio- namentos, entre elas o recasamento. O presente artigo, que recorre às obras de Peggy Papp e Schnarch como aparato conceitual, descreve o perfil dos casais que apostam nesse tipo de relacionamento, procurando atribuir uma definição procedente a essa nova configuração de relações. Simultaneamente, o trabalho observa ograu de maturidade dos casais na primeira união e também no recasamento, comparando as prioridades,bem como as expecta- tivas afetivas e sexuais de cada fase. Finalmente, contempla a questão dos filhos advindos dos casamentos anteriores, no que se refere à readaptação de referenciais (antecedentes e atuais), evidenciando os conflitos que podem ocorrer quando novos arranjos familiares vão sendo construídos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Bello Sarturi

Terapeuta de Casal e Família. Especialista em Sexualidade Humana pela Sbrash. Foi coordenadora do Centro de Estudos de Terapia Familiar do curso de especialização do Centro de Estudos de Terapia Sistêmica, pelo período de seis anos.

Publicado

2005-05-16

Cómo citar

Bello Sarturi, C. (2005). UNIVERSO DA SEXUALIDADE NAS NOVAS FAMÍLIAS. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 16(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v16i1.489

Número

Sección

TEMA: AS NOVAS ESTRUTURAS FAMILIARES E A SEXUALIDADE