POSITIVO PARA A VIDA

CONHECENDO A SEXUALIDADE DE MULHERES COM HIV

Autores/as

  • Sâmela Ferreira de Sales
  • Vivian Prudêncio Andrade
  • Talita Borges Castelão

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.510

Palabras clave:

Mulheres, Sexualidade;, HIV

Resumen

Este estudo analisa as modificações no comportamento sexual de mulheres portadoras de HIV. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que usa como instrumento de coleta de dados a entrevista focalizada. O tratamento dos dados respalda-se na técnica de análise dos discursos. Os resultados indicam que as mulheres infectadas contraíram o vírus pela via sexual, em relacionamentos heterossexuais e monogâmicos. As mulheres vivenciam com conflito a sexualidade, por medo de revelarem sua condição sorológica e afastarem o parceiro não infectado. A abstinência sexual está presente e as relações sexuais, quando ocorrem, apresentam disfunções na resposta sexual. A prevenção, depois do contágio, passou a ser primordial na vida dessas mulheres. É preciso proporcionar uma saúde sexual adequada e vivência plena da sexualidade a mulheres HIV positivo. Somente uma nova reflexão sobre esta questão ampliará a dimensão do que é viver e conviver com o vírus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sâmela Ferreira de Sales

Enfermeira. Sanitarista (FIOCRUZ) coordenadora do ambulatório de planejamento familiar do  Instituto de Perinatologia da Bahia

Vivian Prudêncio Andrade

Médica especialista em Ginecologista e Obstetr cia asssistente do ambulatório de planejamento  familiar do Instituto de Perinatologia da Bahia.

Talita Borges Castelão

Médica especialista em Hebeatria. Professora Adjunta (Mestre) do Departamento de Ginecologia Obstetr cia e Reprodução Humana da Faculdade de Medicina da UFBA.

Publicado

2004-05-16

Cómo citar

Ferreira de Sales, S. ., Prudêncio Andrade, V. ., & Borges Castelão, T. . (2004). POSITIVO PARA A VIDA: CONHECENDO A SEXUALIDADE DE MULHERES COM HIV. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 15(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v15i1.510

Número

Sección

Trabalhos de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a