O significado da educação sexual no contexto escolar

perspectiva de professores do ensino fundamental

Autores/as

  • Maria Cristina Pinto de Jesus
  • Selisvane Ribeiro de Fonseca
  • Danielle Grillo Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.604

Palabras clave:

Educação sexual, Saúde escolar, Sexualidade

Resumen

Trata-se de um estudo fenomenológicoque teve como objetivo compre­ ender o significado de ações educativas frente às questões sexuais, segundo a perspectiva deprofessoresdo ensino fundamental, deescolas públicas e privadas dacidade deJuizdeFora-MG. Foi realizado noperíododeagostode 2000a julho de 2001, tendocomo participantes 7 mulheres e 1 homem, com idades entre 26 e 50anos, tempo de trabalho variando de I ano e meio a 31 anos e responsáveis pelasdisciplinasde Ciências, Biologia, Português, Literatura, Filosofia e outras. Para a coleta dos dados, os sujeitos foram abordados, individualmente, por meio da entrevista fenomenológica, sendo utilizada a seguinte questão orientadora: Como você implementaaçõesde educaçãosexualnoambiente escolare o quevocê temem vistaaorealizar essetipodetrabalho? Através da análise dosdepoimentos foi possívelabstrair o significado da realização deações educativas no ambiente escolar, confonne as categorias concretas: Programa Escolar; Necessidade; Sexualidade e Dificuldade. Oestudo pennite a reflexão sobre a importância das escolas promoverem a capacitação deseus professores que participam da formação de jovens para o exercício da cidadania, acerca do trabalho educativo em saúde, principalmente, relacionado à sexualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Pinto de Jesus

Enfermeira. Doutora do Departamento de Enfermagem Básica da Faculdade de Enfer­ magem da
UFJF; orientadora do Programa de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq/UFJF-BIC/UFJF. 

Selisvane Ribeiro de Fonseca

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, bolsista no PIBIC/CNPq - Programa lnterinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFJF. 

Danielle Grillo Pacheco

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, bolsista no BIC- Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UFJF. 

Publicado

2002-05-21

Cómo citar

Cristina Pinto de Jesus, M. ., Ribeiro de Fonseca, S. ., & Grillo Pacheco, D. . (2002). O significado da educação sexual no contexto escolar: perspectiva de professores do ensino fundamental. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 13(1). https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.604

Número

Sección

Trabalhos de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a