O significado da educação sexual no contexto escolar
perspectiva de professores do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35919/rbsh.v13i1.604Palabras clave:
Educação sexual, Saúde escolar, SexualidadeResumen
Trata-se de um estudo fenomenológicoque teve como objetivo compre ender o significado de ações educativas frente às questões sexuais, segundo a perspectiva deprofessoresdo ensino fundamental, deescolas públicas e privadas dacidade deJuizdeFora-MG. Foi realizado noperíododeagostode 2000a julho de 2001, tendocomo participantes 7 mulheres e 1 homem, com idades entre 26 e 50anos, tempo de trabalho variando de I ano e meio a 31 anos e responsáveis pelasdisciplinasde Ciências, Biologia, Português, Literatura, Filosofia e outras. Para a coleta dos dados, os sujeitos foram abordados, individualmente, por meio da entrevista fenomenológica, sendo utilizada a seguinte questão orientadora: Como você implementaaçõesde educaçãosexualnoambiente escolare o quevocê temem vistaaorealizar essetipodetrabalho? Através da análise dosdepoimentos foi possívelabstrair o significado da realização deações educativas no ambiente escolar, confonne as categorias concretas: Programa Escolar; Necessidade; Sexualidade e Dificuldade. Oestudo pennite a reflexão sobre a importância das escolas promoverem a capacitação deseus professores que participam da formação de jovens para o exercício da cidadania, acerca do trabalho educativo em saúde, principalmente, relacionado à sexualidade.