Gravidez na adolescência e educação sexual:

percepções e contribuições de alunas do ensino médio

Autores/as

  • Ana Flavia dos Santos
  • Fernanda Eloísa Damiani
  • Eleonor Moretti

DOI:

https://doi.org/10.35919/rbsh.v12i2.620

Palabras clave:

educação sexual, gravidez na adolescência, percepção

Resumen

A gravidez na adolescência é um problema que cresce em torno de 2% ao ano, tornando-se essencial a implementação de programas de saúde para os adolescentes. Em vistadisso,este estudo objetivou conhecer a percepção de alunas do ensino médio em relação à gravidez na adolescência e suas sugestões quanto à educação sexual, utilizando o marco teórico elaborado por Polak (1995); Takiuti (1998); Matarazzo & Manzin (1998) e Souza (1999). A pesquisa, caracterizada por uma abordagem qualitativa teve a participação de 11 adolescentes do sexo feminino, com idades entre 15 e 19 anos.Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas. De acordo com as percepções encontradas, a gravidez ésinônimo de mudanças e perdas, atraso no processo de viver, sofrimento e ato de responsabilidade. A família e a escola foram consideradas como instituições mais apropriadas para a educação sexual, que deve ser iniciada desde a infância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2001-12-21

Cómo citar

Flavia dos Santos, A. ., Eloísa Damiani, F. ., & Moretti, E. . (2001). Gravidez na adolescência e educação sexual:: percepções e contribuições de alunas do ensino médio. Revista Brasileira De Sexualidade Humana, 12(2). https://doi.org/10.35919/rbsh.v12i2.620

Número

Sección

Trabalhos de Pesquisa